Sobre a camuflagem
A camuflagem é uma estratégia natural que certos animais utilizam para se protegerem de predadores, permitindo que eles se escondam ao se adaptar ambiente.
Foto: Mega Curioso
Ajuda do ambiente
Por outro lado, alguns animais usam a camuflagem para passar despercebidos diante de suas presas, facilitando a caça. Confira alguns animais mestres na habilidade de se esconder!
Foto: uriel soberanes/ unsplash
1. Bicho-pau (Ctenomorphodes chronus)
São insetos alongados com aparência de galho. Eles vivem em arbustos e árvores, se escondendo entre a vegetação para se protegerem dos predadores durante o dia.
Foto: Wikicommons
2. Borboleta-folha-seca (Zaretis itys)
São um tipo de borboleta cujas asas se assemelham a folhas marrons. Ela se camufla com as folhas das árvores, escapando assim das aves predadoras.
Foto: Flipar
3. Mocho-de-faces-brancas (Ptilopsis granti)
Essa espécie de coruja é de porte médio, podendo ser caçada por aves de rapina maiores. Ela consegue se adaptar ao ambiente e também aparentar ser de um tamanho maior.
Foto: Ron Knight/Flickr
4. Camaleão (Família Chamaeleonidae)
O grande clássico do reino animal. Ele é lento, se tornando uma presa fácil. Além de se camuflar, a mudança de cor também é uma forma de comunicação e de controle de temperatura.
Foto: Flipar
5. Aranha-caranguejo-das-flores (Misumena vatia)
Com habilidade de camuflagem impressionante, ela muda de cor para se esconder nas flores onde vive, se protegendo de predadores. Além disso, pode se camuflar no espectro ultravioleta, dificultando que suas presas a vejam.
Foto: Wikicommons
6. Raposa-do-ártico (Vulpes lagopus)
Essa espécie de raposa possui uma pelagem branca durante o inverno, para que consiga se esconder na neve. No verão, a cor da pelagem muda para marrom, podendo se camuflar também em temperaturas quentes.
Foto: Portal EdiCase
Siga o Byte!
Veja mais notícias sobre ciências e tecnologia no Byte!
Foto: Flipar