6 curiosidades sobre o apagão cibernético

Veja algumas curiosidades e informações sobre o maior apagão cibernético da história (até agora)

Foto: Reprodução/REUTERS/Bing Guan

Entenda o que houve

O apagão cibernético desta sexta-feira (19) aconteceu devido a uma falha de de software. O apagão global atingiu bancos, hospitais, companhias aéreas e outros serviços. Veja algumas curiosidades do que houve.

Foto: Byte

1. O culpado

A causa do apagão foi uma falha no software Falcon Sensor, da CrowdStrike, empresa de segurança cibernética que presta serviços à Microsoft. O software foi atualizado, com problemas, levando a diversos computadores e sistemas a pararem de funcionar em escala global.

Foto: Reuters

2. Consequências

Algumas das consequências desse apagão são: ataques hackers e de ransomware por conta de vulnerabilidade nos sistemas de empresas e dados completamente perdidos.

Foto: Canaltech

3. Desorganização em nível mundial

A Azul, companhia aérea brasileira, informou em comunicado postado em redes sociais, que voos poderiam sofrer atrasos por conta do apagão. Ainda, banco como Bradesco, Neon, Nubank e Next também confirmaram instabilidade nos sistemas pelo mesmo motivo.

Foto: Portal de Prefeitura

4. Voos cancelados

Ainda não se sabe ao certo quantas pessoas foram exatamente afetadas pelo apagão cibernético, mas aproximadamente 4.295 voos (em escala mundial) foram cancelados até agora, de acordo com informações da BBC.

Foto: Mais Goiás

5. Sem previsão de volta

Alguns aparelhos continuam afetados pela "Tela Azul da Morte". Sem uma previsão de retorno, a Microsoft disse, em nota, que recomenda que os usuários "sigam as orientações fornecidas pela CrowdStrike".

Foto: Gonzalo Fuentes/Reuters

6. Celulares não foram afetados

Smartphones não sofreram com o apagão pois são sistemas completamente diferentes, com o iOS (Apple) e o Android. Ainda, a distribuição de atualizações é feita de forma diferente e possuem sistemas de recuperação mais robustos.

Foto: Flipar

Siga o Byte!

Veja mais notícias sobre o apagão cibernético no Byte

Foto: DC Studios/Freepik