8 tecnologias que podem destruir o planeta

Evoluções tecnológicas (quase) sempre são bem-vindas, mas elas podem ser insustentáveis para a Terra. Veja 8 delas a seguir!

Foto: Pixabay

Inteligência artificial

O cenário de dominação mundial por máquinas inteligentes parece coisa de filme, mas também é uma projeção real dentre especialistas e pesquisadores.

Foto: Pixabay

Impressoras 3D

Segundo a Forbes, a impressão com filamentos de polímeros (a 3D “tradicional”) faz mal à saúde e também ao meio ambiente, a curtíssimo prazo.

Foto: Pixabay

Criptomoedas

Por mais que haja crescimento em termos de uso sustentável, a mineração e a manutenção de criptomoedas tende a ser poluente.

Foto: Pixabay

Poluição espacial

São mais de 20 mil objetos rastreáveis orbitando a Terra, porém, há centenas de milhões de partículas de lixo espacial -- entre 1 e 10 cm.

Foto: Pixabay

Centros de dados

Os famosos data centers gradualmente se tornaram insustentáveis nestes últimos 6 anos. Projeta-se que eles consumirão o triplo de energia até 2026.

Foto: Divulgação

Baterias

A mineração de níquel, cobalto e lítio têm gasto intensivo de energia para a produção de baterias -- além de estes metais serem relativamente raros.

Foto: Pixabay

Gadgets diversos

A tal obsolescência programada (ou o “prazo de validade”) de celulares, tablets e computadores acelera sua produção e cria ainda mais lixo.

Foto: Pixabay

Internet

Segundo cálculos de 2019, uma pessoa navegando na internet por 15 minutos gera tanto CO₂ quanto dirigir um carro por 1 km.

Foto: Pixabay

Siga o Terra Byte

O que achou dessa lista? Para mais informações do mundo da tecnologia siga o Terra Byte nas redes sociais!

Foto: Pixabay