Condições
Para conseguir um pôr do Sol épico e bonito, é necessário um conjunto específico de condições, como um céu limpo, o horário adequado e a sua localização.
Foto: Viagem e Turismo
A luz
À medida que o Sol se põe cada vez mais baixo no horizonte, a coloração no céu fica mais vermelha. Dessa forma, quanto menor a posição do Sol no horizonte, mais a luz azul é absorvida e mais a vermelha é espalhada.
Foto: BBC News Brasil
A hora muda
O horário em que nossa estrela se põe sofre mudanças diárias por causa da órbita elíptica (com formato oval) da Terra ao redor do Sol. Pesa ainda a inclinação de aproximadamente 23,4º do planeta sobre seu próprio eixo.
Foto: Diário do Rio
Que horas acontece?
O horário é determinado por uma série de cálculos que envolvem a distância da linha do Equador, o caminho do sol e até a latitude de uma região. Por exemplo, quanto mais longe um país está do equador, mais oblíquo é o caminho do sol até o horizonte — algo que causa diferença no tempo para o sol se pôr.
Foto: Freepik
E no Brasil?
Enquanto um pôr do Sol na Europa pode durar quase uma hora, no Brasil este período de tempo é em média de 25 minutos. O horário pode ser logo após as 17h em algumas cidades; em outras, o pôr do Sol acontece quase 19h.
Foto: Canaltech
Aplicativos ajudam
Para não ficar à mercê das condições climáticas ou posição em que você está, a forma mais simples de descobrir o horário que o Sol se põe é com apps de previsão do tempo, disponíveis para os sistemas iOS e Android.
Foto: Tecnoblog
No iOS
Se o seu celular é um iPhone, pode usar o app nativo de previsão do tempo. Basta acessar o aplicativo “Tempo” em seu dispositivo e rolar a tela para baixo para conferir o horário do nascer e do pôr do Sol.
Foto: Byte
Android
Se você usa um telefone Android, confira o horário do pôr do Sol no app nativo de previsão do tempo, o Clima. Ele também pode estar no aparelho em forma de widget (janela flutuante na tela principal).
Foto: Daniele Cavalcante/ canaltech
Siga Byte
Gosta de curiosidades? Então siga Byte e não perca nenhum conteúdo.
Foto: Porto Alegre 24 horas