Além das bolhas, qual a diferença entre água natural e com gás?

Gelo e limão espremido?

Foto: Chris Vanhove/Unsplash

Tá com sede?

Água natural e com gás são opções comuns de hidratação. Mas além do gás, o que realmente as diferencia? Vem com a gente explorar aspectos científicos destas bebidas.

Foto: Laura Chouette/Unsplash

Gaseificação

A água com gás passa por gaseificação, onde CO2 é injetado sob pressão. Isso cria bolhas e uma leve acidez, diferente da água natural que é livre desses processos.

Foto: Jamie Street/Unsplash

Acidez

O dióxido de carbono na água com gás forma ácido carbônico, baixando o pH. Assim, enquanto a água natural é neutra (pH 7), a com gás é mais ácida.

Foto: Anderson Rian/Unsplash

Gosto é gosto

A acidez da água com gás oferece um sabor ligeiramente ácido e picante, contrastando com o sabor mais suave e neutro (quem diria?) da água natural.

Foto: Giorgio Trovato/Unsplash

Você sabia?

Águas gaseificadas naturalmente existem! Em algumas fontes termais e minerais, o CO2 subterrâneo infiltra-se na água, criando uma versão natural da água com gás. Este fenômeno é resultado de processos geológicos únicos.

Foto: Nicole Wilcox/Unsplash

Criador

Joseph Priestley, um químico inglês do século XVIII, é considerado o pai da água com gás artificial. Em 1767, ele inventou um método para infundir água com dióxido de carbono, abrindo caminho para a popularização dessa bebida amada e odiada por muitos.

Foto: Wikimedia Commons

Antes de ir...

Já que estamos falando de curiosidades aquáticas, fica aqui uma pergunta: você sabe por que o som viaja mais rápido na água do que no ar?

Foto: Sarah Lee/Unsplash

Siga o Byte

Curtiu? Acompanhe o Byte para sempre estar por dentro dos melhores conteúdos sobre ciência e tecnologia.

Foto: Freepik