1) Redução da temperatura está mais difícil
O novo relatório do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) da ONU diz que objetivo de limitar o aquecimento global a 1,5 grau Celsius acima dos níveis pré-industriais é possível, mas caminho para alcançá-lo está se "fechando rapidamente".
Foto: Flipar
2) Picos de poluição
Segundo o relatório, as concentrações de carbono na atmosfera estão em seu nível mais alto em mais de dois milhões de anos. Espera-se que as emissões de gases poluentes sejam cortadas quase pela metade até 2030.
Foto: NeoFeed
3) Combustíveis fósseis
O vício do mundo em queimar combustíveis fósseis ainda é o maior responsável pelas mudanças climáticas. Isso representa mais de 80% da energia mundial e 75% da poluição do planeta causada pelo homem.
Foto: Flipar
4) Todos precisam se mexer
Além disso, de acordo com o texto, evitar mudanças climáticas radicais no futuro próximo exigirá "mudanças radicais" em todos os setores da economia e da sociedade.
Foto: Poder360
5) Sugestões para já
O estudo pediu ao mundo medidas para remover o carbono do ar. Uma ideia é por meio de tecnologias como “captura direta de ar”, que remove o carbono diretamente da atmosfera para guardá-lo de outras formas, como no subsolo.
Foto: Unsplash
Siga Byte
Gosta de conteúdos sobre o clima? Então siga Byte
Foto: Canaltech