Onda de calor
O Brasil enfrenta uma forte onda de calor que gerou a procura de aparelhos de ar condicionado no varejo. No Rio de Janeiro, por exemplo, a sensação térmica passou de 50 °C.
Foto: Canaltech
Modelos diversos
Há diferentes tipos de ar condicionado no mercado, como split, de parede e o portátil. Todos com vantagens e desvantagens que devem ser bem avaliadas antes da compra.
Foto: Porto Alegre 24 horas
Ar condicionado portátil
O modelo portátil possui tecnologia que reutiliza a água que é gerada no processo de condensação, sendo o reaproveitamento de água uma de suas vantagens.
Foto: Tecnoblog
Fácil instalação
Diferente dos outros aparelhos, o ar portátil não exige que uma parede seja quebrada para sua instalação. O modelo só precisa ser conectado a uma tomada.
Foto: VivaDecora
Mobilidade
Outra vantagem, é claro, é o fato de o modelo ser portátil, o que facilita a mobilidade dele entre os cômodos da casa.
Foto: Tecnoblog
Mas...
Levar o ar condicionado portátil em uma viagem de carro pode ser um problema. Isto porque os aparelhos costumam ser grandes e pesados. Um modelo de 12 mil BTUs, por exemplo, pode chegar a pesar até 40 kg.
Foto: Porto Alegre 24 horas
Voltagem
Outro ponto positivo é a facilidade de adaptar o aparelho à voltagem 220 V ou 110 V, de acordo com a sua cidade, usando apenas um adaptador. Mas fique atento à sobrecarga elétrica nas tomadas. O aconselhável é contratar um eletricista para fazer uma vistoria.
Foto: Flipar
Logística
O ar portátil exige o uso de um tubo extensor para a saída do ar quente, que deve ser posicionado na janela. Como o fio é curto, o aparelho necessariamente precisará ficar perto de alguma janela.
Foto: Tarik Haiga/Unsplash
Gela ou não gela?
Muitos criticam o aparelho por não resfriar o ambiente de forma tão intensa como um modelo na parede. Dependendo da estrutura do ambiente, a versão portátil não será tão eficiente, já que o ar quente volta logo se não estiver isolado.
Foto: Mega Curioso
Gasto de energia
Um ar-condicionado portátil tem consumo equivalente ao de um modelo convencional de mesma capacidade. Já os preços dos aparelhos variam entre R$ 2.000 e R$ 8.000, a depender da potência e da marca.
Foto: fdr
Vale a pena?
O modelo portátil não tem capacidade de resfriamento muito rápida e eficiente. Com isso, talvez valha a pena apenas para cômodos muito pequenos ou se você não pode quebrar a parede do imóvel em que mora.
Foto: Freepik
Antes de ir..
Veja produtos inteligentes para se refrescar no calor
Foto: Canaltech
Siga Byte!
As principais notícias sobre ciência, tecnologia e inovação você confere na editoria Byte, do portal Terra.
Foto: BBC News Brasil