Apple fez alerta
Em seu site de suporte, a Apple publicou um comunicado sobre a prática bastante conhecida de secar o celular no arroz: "Não coloque o seu iPhone em um saco de arroz. Fazer isso pode permitir que pequenas partículas de arroz danifiquem o seu iPhone".
Foto: Forbes
Acidentes acontecem!
Se não aconteceu com você, pode ter ocorrido com um conhecido. Não é difícil distrair-se e deixar o celular cair na piscina, em uma poça d'água e até no vaso sanitário.
Foto: Freepik
O que fazer?
Às vezes você só queria fotografar aquele pôr-do-sol incrível e o pior aconteceu. Mas, não se desespere! Existem algumas táticas que podem ajudar a secar o celular. Seria o truque do arroz uma delas?
Foto: Freepik
Celular no arroz
A prática tem uma explicação científica: os grãos secos do arroz conseguem absorver bastante umidade, o que pode diminuir o problema. Algo similar ao que fazem os sacos contendo Silica gel, um composto sintético bastante poroso.
Foto: Freepik
Vale a pena?
Embora seja uma prática antiga e bastante difundida em vídeos na internet, optar por colocar o celular no arroz para secar também recebe algumas críticas.
Foto: Freepik
Secagem superficial
Especialistas afirmam que o arroz ajuda a remover apenas a umidade nas partes externas do aparelho. Já a água nos componentes internos continuará lá.
Foto: Freepik
O que fazer?
Se o celular cair na água, a primeira recomendação é tirá-lo de lá o mais rápido possível. Se o celular desligou, não tente religar. Se estiver ligado, desligue-o.
Foto: Freepik
Use um pano seco
Remova a bateria, o cartão SIM e o micro SD. Retire o excesso de água com um pano seco; em seguida, deixe o celular descansar por pelo menos 24 horas antes de religá-lo.
Foto: SpinOff
Recomendação da Apple
Bata o iPhone levemente na mão com o conector apontado para baixo para remover o excesso de líquido. Deixe o iPhone em um local seco com fluxo de ar. A Apple recomenda ainda o aguardo de pelo menos 30 minutos antes de carregar o dispositivo.
Foto: Forbes
Siga Byte!
Gosta de tecnologia, inovação e ciência? Então, acompanhe a editoria Byte, do Terra!
Foto: Divulgação/Apple