Ártemis 1: NASA finalmente lança foguete em direção à Lua
O lançamento ocorreu após quatro cancelamentos de última hora nos últimos meses devido a problemas técnicos e por causa de dois furacões.
Foto: NASA.gov
Assista ao lançamento
A transmissão do lançamento foi feita ao vivo pelo YouTube da NASA. O momento também foi divulgado nas redes sociais da agência.
Sistema de Lançamento Espacial
Em aproximadamente três minutos de voo, os propulsores do foguete esgotaram todo seu combustível sólido e foram dispensados com segurança.
Durante o lançamento
Aos 53 minutos, um pequeno disparo do segundo estágio ajustou a órbita ao redor da Terra. E às 5h14 ocorreu um longo disparo, colocando a espaçonave a caminho da Lua.
Tripulação
O Comandante Moonikin Campos é um manequim que ajudará na coleta de dados sobre o que futuras tripulações humanas podem experimentar em uma viagem lunar.
Foto: NASA.gov
Objetivo da missão Ártemis 1
À medida que a espaçonave se aproxima da superfície lunar, chegando a apenas 96 quilômetros acima do solo, ela realizará experimentos para testar a gravidade lunar, os perigos da radiação e tirar algumas fotos.
Foto: NASA.gov
A volta
Ao encerrar sua agitada excursão, a espaçonave retornará ao nosso planeta e se preparará para mergulhar na costa de San Diego.
Foto: NASA YouTube
Planos
A primeira missão tripulada está prevista para acontecer a partir de 2025. Se as primeiras missões derem certo, as viagens subsequentes terão astronautas em passeios prolongados pela superfície da Lua.
Foto: Space.com
Custo
Em andamento desde 2017, o programa Artemis já custou US$ 40 bilhões. Apesar de a NASA estar mais adiante do projeto, a missão também conta com o auxílio de outros órgãos governamentais estrangeiros
Foto: NASA.gov
Siga o Byte
Gostou dessa cobertura e quer ficar ligado em outras peripécias da NASA no espaço sideral? Siga o Terra Byte!