Não é só o zumbido
Mosquitos são importantes para regular ecossistemas de diversas formas, mas, às vezes, são responsáveis por transmitir uma série de patógenos prejudiciais aos seres humanos. Veja alguns deles!
Foto: Creative Commons
Malária
Causada pelo parasita Plasmodium, transmitido pela fêmea do mosquito Anopheles, a malária resulta em febre alta, calafrios, fadiga intensa e pode levar à morte se não for tratada adequadamente.
Foto: Wikimedia Commons
Dengue
A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Ela causa sintomas graves, como febre alta, dores musculares e articulares intensas, náuseas, vômitos e erupções cutâneas. Formas mais graves podem ser fatais.
Foto: Wikimedia Commons
Zika
Transmitido pelo mesmo mosquito que causa a dengue, o Zika pode causar sintomas, como febre, erupção cutânea e dores nas articulações, mas a preocupação é com a microcefalia em bebês nascidos de mães infectadas durante a gravidez.
Foto: Creative Commons
Febre amarela
A febre amarela é causada por um flavivírus transmitido pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes em áreas silvestres e pelo Aedes aegypti em áreas urbanas. A doença pode variar de uma forma leve a potencialmente fatal.
Foto: Creative Commons
Chikungunya
A chikungunya é uma doença viral transmitida principalmente pelo mosquito Aedes aegypti e, em menor medida, pelo Aedes albopictus. Embora raramente seja fatal, a chikungunya pode causar complicações graves.
Foto: Muhammad Mahdi Karim, GFDL 1.2 via Wikimedia Commons
Prevenção
Para ajudar a prevenir doenças transmitidas por mosquitos, o Ministério da Saúde recomenda evitar o acúmulo de água parada, onde ocorre a proliferação do Aedes aegypti.
Foto: Antonio Cruz/ABr, CC BY-SA 3.0 via Wikimedia Commons
Vacinação
Para os que vão a áreas de risco de transmissão de febre amarela, o ideal é tomar a vacina contra a doença.
Foto: Mika Baumeister/Unsplash
Atenção
Mosquiteiros, roupas adequadas e repelente também são essenciais para evitar a picada.
Foto: Thomas Quine, CC BY-SA 2.0 via Wikimedia Commons
Veja também
Por que existem mais mosquitos no verão? Saiba o motivo destes insetos serem mais comuns nessa estação do ano.
Foto: pixabay
Siga Byte
Gostou? Que tal ficar por dentro dos melhores conteúdos sobre ciência e tecnologia? Segue a gente!
Foto: Freepik