Baby Shark: veja 6 fatos curiosos sobre filhotes de tubarão

A música você conhece. Mas os filhotes de tubarão têm muito mais a oferecer

Foto: @Yaroslav Danylchenko via Freepik

Como são concebidos?

Os machos normalmente atraem a atenção de uma fêmea mordendo-a. Se for bem-sucedido, ocorrem mordidas ainda mais fortes para segurar durante a cópula (ato sexual). As fêmeas podem carregar as cicatrizes desses encontros muito tempo após o fim da temporada de acasalamento.

Foto: BBC News Brasil

Acasalamento

O ato de cópula é comparável ao dos humanos. O macho insere na fêmea seu órgão sexual, conhecido como clásper, e libera espermatozoides para fertilizar os óvulos.

Foto: BBC News Brasil

Como nascem?

Os tubarões dão à luz de várias maneiras. Algumas espécies produzem filhotes vivos, que nadam para se defenderem sozinhos assim que nascem. Outros eclodem de ovos fora do corpo da mãe.

Foto: Ryan Kempster/UWA

Onde vivem os bebês tubarões?

O oceano aberto é um lugar perigoso. Com isso, as fêmeas grávidas dão à luz em águas costeiras rasas, conhecidas como berçários. Lá, os bebês tubarões estão mais protegidos das condições ambientais e de predadores, incluindo outros tubarões.

Foto: Flipar

Quando nascem?

Os tubarões, como a maioria dos animais selvagens, geralmente dão à luz em períodos com condições favoráveis ​​à prole: nos meses chuvosos do verão, quando os viveiros são mais quentes e há ricas oportunidades de alimentação.

Foto: ©Shutterstock/nicolasvoisin44/WWF

Quanto tempo levam para crescer?

Tubarões crescem muito lentamente em relação a outros peixes e permanecem juvenis por anos. O da Gronelândia, tubarão com vida mais longa do mundo, pode viver pelo menos 250 anos e estima-se que demore mais de um século para atingir a maturidade sexual.

Foto: Divulgação/Aquarium of the Pacific

Que ameaças os filhotes enfrentam?

O maior desafio é encontrar comida suficiente sem ser atacado por um predador. E os viveiros de tubarões se concentram nas zonas costeiras e muitas vezes sobrepõem-se a atividades humanas, como a pesca e a navegação.

Foto: Rogério Bomfim/PMS

Ataque de tubarão

Falando em tubarões, você sabe a razão por trás dos ataques que ocorrem em Pernambuco? Então confere no link abaixo!

Foto: Freepik

Siga Byte!

As principais notícias sobre ciência e tecnologia estão na editoria Byte, do Terra. Acompanhe!

Foto: @Yaroslav Danylchenko via Freepik