Microsoft
Empresário norte-americano ficou mundialmente conhecido por fundar a Microsoft, maior empresa de software do mundo. Mas, sua jornada profissional inclui outros feitos.
Foto: Reuters
Bilionário
Considerado um dos homens mais ricos do mundo, já ocupou a primeira posição na lista da Forbes algumas vezes. Em 2023, a famosa lista o elenca como o 9º homem mais rico do mundo. Sua fortuna é atualmente de US$ 109,7 bilhões.
Foto: Reuters
Primeiro contato com programação
Aos 13 anos, Bill Gates entrou na escola Lakeside Prep School, em Seattle (EUA), onde teve o seu primeiro contato com programação e conheceu Paul Allen, seu futuro sócio. Os três filhos de Gates também estudaram nesta escola.
Foto: Reprodução
Jovem empreendendor
Aos 17 anos, fundou sua primeira empresa em parceria com Paul Allen. Eles criaram um software para leituras de fitas magnéticas. A empresa se chamava Traf-o-Data. Mas o projeto não decolou. A baixa idade dos jovens não demonstrou credibilidade ao mercado.
Foto: Wikipedia
Harvard
Em 1973, Bill Gates ingressou na Universidade de Harvard. Estudou matemática, direito e ciência da computação, mas abandonou os cursos em cerca de dois anos.
Foto: Net Educação
De volta aos negócios
Com o antigo sócio, criou o sistema de interpretação da linguagem Basic, para o computador Altair 8800. Com o dinheiro conquistado com a venda do projeto, Gates e Allen fundaram a Microsoft.
Foto: Meio Bit
IBM investe no negócio
Criada para desenvolver softwares para PCs, em 1975, a Microsoft teve sua ascensão em 1977, quando recebeu o investimento da gigante IBM para desenvolver computadores pessoais.
Foto: Canaltech
Jovem bilionário
No início da década de 1980, a Microsoft lançou o Windows. Com pouco mais de 30 anos, Bill Gates já era um bilionário. Em 2006, anunciou que se afastaria pouco a pouco da rotina da Microsoft, escolhendo Ray Ozzie e Craig Mundie como seus sucessores.
Foto: NeoFeed
Causas humanitárias
Engajado em causas filantrópicas, Bill Gates fundou em 2000, ao lado da ex-esposa, Melinda Gates, a Bill & Melinda Gates Foundation.
Foto: Tecnoblog
Mais ricos, mais impostos
A Bill & Melinda Gates Foundation foi responsável por criar a Giving Pledge que, ao lado de Warren Buffett, mobilizou outros bilionários a doar parte de suas fortunas. Gates também é defensor do aumento de impostos, principalmente para os mais ricos.
Foto: Perfil Brasil
Leitor assíduo
Anualmente, o bilionário recomenda livros. Em 2023, ele foi além, recomendou 37 obras: dois livros, uma série e 34 músicas. Confira a lista no link abaixo!
Foto: Flipar
Siga Byte!
Aqui na editoria Byte, do Terra, você confere rudo sobre tecnologia, inovação e ciência, acompanhe!
Foto: Canaltech