Júpiter e Vênus "namorando"
Em 2 de março de 2024, Júpiter e Vênus brilharão quase juntos no céu noturno. No Brasil, observe-os no crepúsculo vespertino a oeste-sudoeste.
Foto: Marc Sendra Martorell/Unsplash
Cometa 😈
O cometa 12P/Pons-Brooks é apelidado de "Diabo" porque seu rastro de gás e gelo deixa a impressão de "chifres" luminosos no céu.
Foto: Flipar
Passagem diabólica
O periélio do cometa, nome dado ao ponto da órbita mais próximo do Sol, deve acontecer no dia 21 de abril de 2024. Algumas semanas depois, no início de junho, o objeto ficará próximo de nós.
Foto: Nasa
Eclipse gringo
No dia 8 de abril, ocorrerá um eclipse solar total, mas só nos Estados Unidos, Canadá e México. Nesses lugares, as pessoas poderão ver o céu escuro, como se fosse noite. Isso porque a Lua irá cobrir a passagem do Sol.
Foto: Jongsun Lee/Unsplash
Mais um
Já em setembro, entre os dias 17 e 18, América do Norte, do Sul, Europa, Ásia Ocidental e África recebem um eclipse lunar parcial.
Foto: Canaltech
E no Brasil? Será perto
Em 2 de outubro teremos um eclipse solar anular para a Argentina e do Chile. Quem estiver no sul da América do Norte e em grande parte da América do Sul conseguirá ter uma visão parcial do evento.
Foto:
Superlua? Temos
Em 18 de setembro, teremos a “Lua da Colheita".
Foto: uomo libero via Unsplash
Até duas
Em 17 de outubro, a “Superlua do Caçador” nos visita por aproximadamente 3 dias.
Foto: Nasa/Joel Kowsky
E tem mais!
Para quem gosta de chuva de meteoros, o ano de 2024 também promete ser especial. Veja calendário a seguir.
Foto: Nasa/Bill Ingalls
Primeiro semestre
4 de janeiro - Quadrântidas; 19 de janeiro - Gama Ursae Minorida; 9 de fevereiro - Alfa Centaurida; 15 de março - Gamma Normid; 22 de abril - Líridas; 23 de abril - Pi Puppid; 5 de maio - Eta Aquarid.
Foto: Nasa
Segundo semestre
5 a 6 de outubro - Dracônidas. 20 a 21 de outubro - Oriônides. 16 a 17 de novembro - Leônidas. 14 e 15 de dezembro - Geminidas.
Foto: Observatório Heller & Jung/Divulgação
Antes de ir...
Veja tudo o que esperar sobre a exploração espacial em 2024.
Foto: NASA/Ben Smegelsky
Curtiu?
Siga o Byte para ter acesso aos melhores conteúdos sobre ciência e tecnologia.
Foto: Wikimedia Commons