Abelhas
Responsáveis pela polinização de 90% das espécies de flores silvestres e 75% das plantações de alimentos, as abelhas são essenciais para o ecossistema.
Foto: Unsplash
Cabras
É uma das mais antigas espécies de animais domesticados. De acordo com evidências arqueológicas, sua primeira domesticação ocorreu no Irã há 10 mil anos.
Foto: Viagem e Turismo
Bichos-da-seda
O bicho-da-seda pode ser criado em casa para aproveitar sua maravilhosa produção de fios de qualidade. Para isso, eles precisam de folhas de amoreira, ambiente favorável e cuidados especiais.
Foto: Wikimedia Commons
Chinchilas
Fofinhas e carinhosas, as chinchilas são fáceis de cuidar e são pets admirados por muitas crianças. O roedor é uma boa opção para famílias que não passam muito tempo em casa.
Foto: Flipar
Lhamas
Domesticadas há cerca de 4 mil anos pelos povos pré-colombianos, as lhamas são importantes para os povos andinos. Eles são opção de animais a serem domesticados, mas os ruminantes exigem espaço e cuidados apropriados.
Foto: Wirestock
Ratos e ratazanas
Há quem os ache fofinhos e há quem tenha pavor! A verdade é que muitas pessoas domesticam esses bichinhos controversos.
Foto: Vecstock
Porcos
A fama de "sujinhos" não inibe muitos de terem porcos como pets. São animais sociáveis e curiosos. Gostam de correr, brincar e interagir com pessoas. Além disso, se dão super bem com crianças e outros animais.
Foto: Portal EdiCase
Pavões
Aves dóceis que se adaptam bem em cativeiro, desde que o seu manejo seja adequado. O viveiro com pavões deve garantir às aves bem-estar, higiene e abrigo.
Foto: BBC News Brasil
Se liga!
Segundo advogados, cada espécime deve ser consultada de maneira individual no Anexo I da Portaria Ibama n. 93/1998, uma vez que podem conter restrições. Além disso, priorize sempre o bem-estar do animal acima de suas necessidades.
Foto: Wikimedia Commons
Siga o Byte!
Quer saber mais curiosidades sobre animais, ciência e tecnologia? Siga a editoria Byte, do Terra.
Foto: Flipar