TRAVOU TUDO? Saiba como se prevenir daquela terrível mensagem de memória cheia. 😰
Foto: Canva
Encontre o problema
É importante que você saiba os principais motivos para ele estar cheio e essa resposta varia de usuário para usuário.
Como saber que tá lotado? 🤔
Vá às configurações do aparelho e busque por armazenamento. Dentro dessa aba ele irá mostrar o que está consumindo mais memória e, assim, você já sabe por onde começar.
Deletar aplicativos
Pode parecer óbvio, mas já parou para verificar se você está usando todos os aplicativos que estão instalados em seu celular? 👀
Limpar as conversas
Um aplicativo que preenche a memória do smartphone muito rápido é o WhatsApp. Portanto, limpe o histórico de mensagens, especialmente em grupos.
Atenção com o WhatsApp
Outra dica no WhatsApp é bloquear o salvamento automático de mídias como fotos e vídeos e/ou solicitar que o armazenamento seja feito na nuvem. ⛅️
Limpar o cache
Verifique e limpe o cache de aplicativos pesados. No iOS esse processo é feito direto nas configurações do próprio app, já no Android é nas configurações do aparelho.
Limpar fotos e vídeos 💨
Outro ponto é limpar as fotos e vídeos armazenados. Recebemos muitas mídias por WhatsApp, por exemplo, e esses conteúdos consomem muita memória.
Usar a Nuvem 🌧
Use um serviço de nuvem para armazenar fotos e vídeos, alguns, como o Google Drive e Dropbox, possuem planos gratuitos e já ajudam a aliviar a memória.
Monitore os arquivos
Acesse o gerenciador de arquivos do seu celular e verifique se todos os arquivos armazenados são importantes. Se encontrar algo irrelevante, delete.
Não deixe para a última hora
Verifique a memória do celular ao menos uma vez por mês e, se notar que ela está quase cheia, já execute as dicas aqui listadas.
Fique de olho no Byte!
Não perca outras dicas do mundo da tecnologia ao ficar de olho no Terra Byte!