ChatGPT: 6 formas de uso da IA para crimes

Há quem se aproveite da ferramenta para criar e-mails falsos e até programar vírus

Foto: unsplash

Sensação do momento

A inteligência artificial da OpenAI aparentemente chegou para revolucionar a computação e a vida na internet, mas nem tudo são flores. Veja como o ChatGPT pode ser usado em crimes.

Foto: unsplash

Fake news

O ChatGPT pode usar toda a sua criatividade artificial para escrever histórias apoiadas em inverdades ou fatos distorcidos — tudo isso no formato de notícia de jornal.

Foto: unsplash

E-mails maliciosos

A ferramenta já se mostrou capaz de produzir e-mails que exalam seriedade. Golpistas podem fazer disso um atalho para enviar mensagens se passando por empresas e, assim roubar informações confidenciais de usuários.

Foto: unsplash

Programas nocivos

O ChatGPT sabe programar em diversas linguagens. A criação de softwares que podem ser usados para fins criminosos não é rastreada nem impedida pela plataforma.

Foto: unsplash

Plágio

Essa é uma polêmica em que o ChatGPT se envolveu desde seu lançamento. IAs como ele são treinadas com conteúdo humano publicado na internet, o que volta e meia rende acusações de plágio de profissionais.

Foto: unsplash

Falsidade ideológica

Textos supostamente escritos por outras pessoas ou instituições podem ser facilmente criados no ChatGPT, que até coloca um "Atenciosamente, ...", se isso for requisitado.

Foto: unsplash

Siga o Byte!

Gostou? Siga o Byte para mais conteúdos sobre ciência, inovação e tecnologia.

Foto: unsplash