Nasceu!
A inteligência artificial existe há décadas. Entretanto, foi em 30 de novembro de 2022 que a tecnologia responsável por levar a IA a seu nível máximo de popularização foi lançada: o ChatGPT, da startup OpenAI.
Foto: Unsplash
Concorrência
O impacto foi tanto que muitas empresas, como o Google e a Microsoft, se apressaram em lançar seus produtos similares de inteligência artificial que ainda estavam sendo desenvolvidos.
Foto: Mojahid Mottakin/Unsplash
Medos imediatos
De cara, o grande diferencial do ChatGPT era a usabilidade. Um sistema enorme e extremamente complexo foi disponibilizado em um site amigável, fornecendo respostas para quase qualquer tipo de pergunta. Quantos empregos isso poderia substituir?
Foto: Kaitlyn Baker
Alucinações
Mas não demorou muito para que percebêssemos que, assim como outras IAs, o ChatGPT poderia alucinar. Erros no algoritmo simplesmente "inventavam fatos" no chatbot.
Foto: Imagem gerada por IA
Impactos na originalidade
Das escolas à indústria do entretenimento, o ChatGPT revolucionou o que sabíamos sobre autoria de conteúdos e plágio. O caminho para entender para onde iremos ainda é longo.
Foto: Mark Fletcher Brown/Unsplash
Gafes (muitas delas)
Com mais e mais pessoas conhecendo o chat, praticamente uma nova categoria de manchete invadiu o noticiário global: pessoas que tentaram fazer com que algo feito pelo ChatGPT fosse aceito como se fosse original. Juízes, políticos, estudantes... Tudo dominado.
Foto: Unsplash
ChatGPT psicólogo? Amigo?
A interface amigável e possibilidade de personalização das respostas causou confusão em campos subjetivos. O consenso entre especialistas é que usar o ChatGPT para substituir o apoio emocional de um profissional não é recomendado.
Foto: Freepik
ChatGPT acelerou regulação de IA?
Sim, mas o caminho ainda é longo. Uma reportagem do Byte mostra que a inteligência artificial ainda desperta pouco interesse entre nossos congressistas.
Foto: Marcello Casal Jr via Agência Brasil
Antes de ir...
Curte o ChatGPT? Então conheça outros apps e sites que podem te ajudar com inteligência artificial.
Foto: Emmanuel Ikwuegbu/Unsplash
Siga o Byte
Nos acompanhe nas redes sociais para ficar ligado nas melhores novidades sobre ciência e tecnologia.
Foto: Rawpixel/Freepik