Empresa chinesa
Os táxis aéreos EH216-S da Ehang são aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL) que podem transportar até dois passageiros ou 272 kg. São movidos por 16 motores elétricos e podem voar em até 129 km/h.
Foto: Ehang
Pioneiros
Em 15 de outubro de 2023, a Ehang anunciou que havia recebido a certificação da CAAC, tornando-se a primeira empresa do mundo a obter tal certificação para aeronaves eVTOL de transporte de passageiros.
Foto: Ehang
Você teria coragem?
Os veículos são controlados por um centro que monitora o status do voo, rotas e condições climáticas. Os passageiros podem selecionar o destino em uma tela dentro da cabine e aproveitar o passeio sem se preocupar em pilotar. Os táxis voadores são totalmente autônomos.
Foto: Canaltech
Expansão do projeto pelo mundo
Entre os clientes anunciados pela EHang está a polícia espanhola, que tem interesse em acrescentar eVTOLs a sua frota.
Foto: Tecnoblog
No Brasil
Por aqui, o projeto mais próximo desta realidade é da Eve, que em parceria com a Embraer pretende fabricar eVTOLs em Taubaté, no interior de São Paulo.
Foto: Canaltech
Embraer
A Eve, controlada pela Embraer, espera iniciar as operações de sua aeronave elétrica em 2026, tendo afirmado em maio estar "muito satisfeita" com o processo de desenvolvimento do eVTOL à medida que avança em testes.
Foto: Canaltech
Encomendas
Embora ainda não tenha iniciado produção, a Eve já possui uma carteira com cerca de 2.800 pedidos do eVTOL, com o desenvolvimento apoiado por investidores como a United Airlines e Rolls-Royce.
Foto: Reuters
Período de testes
A empresa já anunciou os primeiros fornecedores de equipamentos para seus eVTOLs e espera começar a construir seu primeiro protótipo em escala real ainda este ano. Mais testes estão programados para 2024.
Foto: Airbus
Antes de ir
Concorde fez seu último voo comercial há 20 anos, relembre o avião inovador!
Foto: Flipar
Siga Byte!
Ciência, tecnologia, inovação e curiosidades bizarras? Tem tudo isso aqui no Byte, acompanhe!
Foto: Sphere Entertainment