Festa de São Domênico
Todo ano, no dia 1º de maio, uma festa em Cocullo, um pequeno vilarejo italiano de 300 habitantes, perto do Parque Nacional d’Abruzzo, atrai pessoas de todo o mundo.
Foto: Wkipedia
A história do santo
O frade do século 10 é considerado curador de mordidas das serpentes venenosas. A região dos Abruzos é populada por muitas cobras.
Foto: Reprodução
Tradição e fé
Para os religiosos, San Domenico é considerado um personagem que, além de salvar os homens de mordidas das serpentes, determina uma salvação de caráter universal contra os males do mundo.
Foto: Flipar
Homenagem dos fiéis
Como tradição, os adoradores de São Domênico colocam cobras em cima de sua estátua. Em seguida, uma procissão é acompanhada por milhares de pessoas.
Foto: Reprodução
Conheça os "Serpari"
Na praça do vilarejo ficam os “Serpari”, rapazes que pegaram as serpentes nos campos, e que orgulhosamente são fotografados pelos turistas com as cobras agarradas nos braços e nas costas.
Foto: Reprodução/YouTube/Rete8
Serpentes
As cobras capturadas para esta festa são quatro espécies. Duas delas são “cervone” (Elaphe quatuorlineata, ou cobra de quatro linhas), que alcança dois metros de comprimento; e “saettone” (Zamenis longissimus, ou esculápia), que no passado se acreditava que tomava leite das mamas das vacas.
Foto: Reprodução/YouTube/Rete8
Mais serpentes
As demais duas espécies de cobras que enchem a estatua de São Domenico são a “biscia dal collare” (Natrix natrix, ou cobra-de-água-de-colar), que vive nos riachos; e a “biacco” (Coluber viridiflavus, ou cobra-chicote-do-oeste), de cor preta, a mais agressiva das espécies.
Foto: Fafner/Wikimedia Commons
É seguro ficarem na estátua e no evento?
A "cervone" tem presas pequenas, temperamento tranquilo e instinto para subir em árvores. Isso faz com que ela tenda a ficar na estátua de São Domênico durante o desfile. Já a "biacco" é agressiva e até morde, mas nenhuma destas espécies é venenosa.
Foto: Wikimedia Commons
Antes de ir...
Já que estamos falando sobre cobras, que tal conhecer seis mitos sobre elas? Confira no link abaixo!
Foto: Flipar
Siga Byte!
As curiosidades mais intrigantes do Brasil e do mundo você confere aqui, no Byte! Acompanhe a gente também para aprender mais sobre ciência, tecnologia e inovação.
Foto: Flipar