Anatel
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) segue, atualmente, um plano de ação para combater o uso e a comercialização de TV Box pirata no Brasil.
Foto: Divulgação/Governo Federal
Milhões de TVs piratas
O plano conta com a colaboração da Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e outros órgãos fiscalizadores. O Brasil tem atualmente de 5 milhões a 7 milhões de aparelhos clandestinos de sinal de TV por assinatura.
Foto: Canaltech
Pode ou não pode?
Mas, afinal, existe TV Box legal no Brasil? Sim, nem todo aparelho é irregular. Alguns dos modelos regulamentados disponíveis no mercado são: Apple TV, Google Chromecast, Xiaomi Mi TV Stick, Amazon Fire TV e Roku Express.
Foto: Canaltech
Homologadas pela Anatel
A TV Box autorizada pela Anatel é um dispositivo IP que utiliza protocolo de Internet para oferecer o acesso a aplicativos de streaming, transmissões de canais pagos ou gratuitos, além de aplicativos e redes sociais — transformando uma TV comum em uma SmartTv.
Foto: Tecnoblog
Cheque antes de comprar
Para identificar se um dispositivo é homologado, basta conferir se possui o selo da agência contendo o número do seu Certificado de Homologação correspondente ao modelo.
Foto: Divulgação
Aparelhos ilegais
São aqueles que decodificam canais de TV paga via IPTV sem autorização. No Brasil, essa prática é considerada crime por infringir a lei dos direitos autorais (9610/1998) e a Lei Geral de Telecomunicações (9.472/1997).
Foto: Flipar
Riscos da pirataria
Segundo a Anatel, aparelhos clandestinos podem ter pouca segurança em seu hardware e permitir acesso ilegal de hackers, que podem obter dados pessoais dos clientes como senha de internet e localização física da residência.
Foto: Canaltech
Confira aqui...
Fizemos uma lista com algumas da TVs Box que a Anatel considera legal.
Foto: Canaltech
Siga Byte!
As principais notícias sobre ciência, tecnologia e inovação você acompanha na editoria Byte, do Terra.
Foto: Poder360