Quais os animais mais perigosos do Brasil?

Cobras, mosquitos, aranhas... a lista mostra que tamanho não é parâmetro

Foto: Flipar

Serpentes

Embora muitas cobras não possuam presas inoculadoras de veneno, algumas são capazes de derrubar até elefantes com suas toxinas. No Brasil, podemos destacar quatro tipos de cobras venenosas: as cascavéis, as corais, as jararacas e a surucucu (pico-de-jaca).

Foto: Flipar

Escorpião

O escorpião amarelo é abundante em todas as regiões do Brasil e ainda pode habitar grandes centros urbanos. Sua picada pode provocar dores e até morte, principalmente em crianças, animais, idosos e pessoas com organismo debilitado.

Foto: Danny S., CC BY-SA 4.0 via Wikimedia Commons

Aranha armadeira

Esta é provavelmente a espécie mais venenosa do mundo. Ela apresenta um temperamento agressivo. Enquanto a aranha-marrom ataca como reação, a armadeira ataca apenas pela proximidade.

Foto: Canaltech

Mosquitos

Os pernilongos e mosquitos podem carregar diversas doenças, como dengue, zika, febre amarela e malária. Eles são os maiores causadores de morte no país.

Foto: Flipar

Abelha africana

Conhecidas como altamente agressivas, foram introduzidas no Brasil em 1956, em Rio Claro (SP), em um programa de melhoramento genético capaz de aumentar a produção de mel. Elas podem atacar em massa; já foram contados mais de 8 mil ferrões em uma só vítima.

Foto: Porto Alegre 24 horas

Taturana

Também conhecida como lagarta, a taturana possui diversos representantes e é um animal que pode causar graves danos à saúde devido às toxinas em sua parte externa, dos cílios que a compõem.

Foto: Estudo kids

Falando em animais...

Já parou para pensar em como os animais se comunicam? Eles têm formas peculiares de enviarem sinais entre si. Confira:

Foto: Razões Para Acreditar

Siga Byte!

As principais notícias sobre ciência, tecnologia e inovação você confere na editoria Byte, do Terra. Acompanhe!

Foto: Flipar