Cometa do Diabo atinge brilho máximo e fica mais visível no Brasil nesta terça

Fenômeno raro viaja pelo céu do Brasil nesta semana e atinge hoje seu brilho máximo

Foto: Gabriel Zaparolli

Cometa do Diabo

O fenômeno astronômico, denominado 12P/Pons-Brooks, já vem sendo observado no céu do Brasil! No último fim de semana, a rara passagem do cometa iluminou o céu do Rio Grande do Sul.

Foto: Gabriel Zaparolli

Passagem pelo Hemisfério Sul

Caso você ainda não tenha tido a oportunidade de ver o cometa, não desanime! Segundo as projeções, ele deve ter o seu brilho máximo no dia 23 de abril.

Foto: Flipar

Raro

O fenômeno está aparecendo no céu do Hemisfério Sul porque atinge o ponto mais próximo em sua órbita da Terra. O evento raro e acontece a cada 71 anos, tempo em que o cometa completa uma órbita ao redor do Sol.

Foto: Flipar

Como observar

É necessário olhar para o horizonte oeste, na mesma direção do pôr do Sol, para ver o cometa. Ele estará visível logo após o pôr do Sol, primeiramente abaixo da constelação de Touro, e a partir de maio, abaixo da constelação de Órion, sempre entre 17h40 e 18h30 (horário de Brasília).

Foto: Jan Erik Vallestad

Lua Cheia

Apesar da projeção indicar melhores condições para ver o fenômeno nesta terça, o astrônomo Filipe Monteiro, do Observatório Nacional, lembra que teremos Lua cheia, e sua luminosidade pode dificultar a visibilidade do cometa.

Foto: Gabriel Zaparolli

Antes de ir

Não esqueça que alguns equipamentos como binóculos e telescópios podem te ajudar a observar esse fenômeno! Quer saber mais sobre o Cometa do Diabo? Clica aqui embaixo:

Foto: Flipar

Siga Byte!

Na editoria Byte, do portal Terra, você confere as principais notícias sobre tecnologia, ciência e inovação. Acompanhe!

Foto: Correio do Interior