Como a ciência explica a sensação térmica?

Rio de Janeiro e São Paulo bateram recordes neste domingo (12), com registros acima dos 50 °C

Foto: Ronaldo Pedro da Silva/Ato Press/Estadão Conteúdo

Calorão

O Brasil vive uma onda de calor intensa nesta semana. O Rio de Janeiro registrou temperatura de 42,5 °C com sensação térmica de 50,5 °C. Na capital paulista, neste domingo (12), a cidade registrou o dia mais quente do ano.

Foto: iStock

O que é sensação térmica?

Diferente do que aparece nos termômetros, ela varia de acordo com a temperatura do ar, a umidade relativa do ar e a velocidade do vento.

Foto: Flipar

Temperatura X sensação térmica

A temperatura é a quantidade de calor fornecida pelos raios solares ou pelo ambiente. Já a sensação térmica leva em conta a temperatura e a umidade relativa do ar, segundo o meteorologista José Carlos Figueiredo, do Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Unesp.

Foto: Sou Mais Bem Estar

Varia entre pessoas

Também é preciso colocar na equação o "funcionamento" do ser humano. Nas pessoas, o suor é um mecanismo de perda de calor, saindo pela pele e evaporando e, assim, reduzindo a temperatura corporal e a sensação térmica.

Foto: BRUNO ROCHA/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO

Mesma temperatura, ambiente diferente

Em ambientes muito úmidos, a água em forma de vapor, pairando no ar, reduz a taxa de evaporação do suor da pele, e faz com que uma pessoa sinta mais calor do que outra em um ambiente seco de mesma temperatura.

Foto: Canaltech

Sensação corporal

A temperatura é o valor concreto, real, absoluto do calor - ou do frio - que é medido pelos termômetros. A sensação térmica é algo subjetivo, que, como a expressão sugere, é o calor ou frio que as pessoas sentem.

Foto: Poder360

Diversas formas de cálculo

Há muitas fórmulas diferentes de calculá-la, e diversas formas são usadas por serviços meteorológicos. Duas das mais conhecidas e usadas no mundo são o Heat Index, criado nos EUA, e o Humidex, do Canadá, ambas disponíveis na internet.

Foto: Flipar

Como calcular?

Uma das fórmulas mais conhecidas é: ST = 33 + (10 ∙ √v + 10,45 - v) ∙ ((T - 33)) / 22. ST é a sensação térmica, medida em graus Celsius [℃]; v é a velocidade do vento, medida em quilômetros por hora [km/h]; T é a temperatura do ar, medida em graus Celsius [℃].

Foto: Estadão Conteúdo

Antes de ir

Veja quatro sinais de que o sol está chegando em seu pico de aquecimento

Foto: Mega Curioso

Siga Byte!

As principais notícias do Brasil e do mundo, sobre ciência, tecnologia e inovação, você confere na editoria Byte, do Terra.

Foto: Reprodução/Wikimedia Commons