1988
Em um passado não muito distante, não existia internet! Ela foi criada em 1969, nos Estados Unidos, e trazida ao Brasil em 1988. Porém, foi só anos depois que se tornou acessível à população.
Foto: Telesíntese
Tarefas manuais
Até o início dos anos 2000, pelo menos no Brasil, muitas tarefas ainda eram realizadas de forma manual, como a geração jovem jamais imaginaria. Mas, nós sobrevivemos!
Foto: Reprodução
Mensagens instantâneas
Sabe aquela mensagem urgente que você envia e imediatamente o receptor lê no WhatsApp? Antes da internet isso se chamava "telegrama", uma carta confidencial enviada pelos Correios que podia levar horas ou dias para chegar ao destinatário.
Foto: BBC News Brasil
Mapas
Navegar por uma cidade grande era bem emocionante! Sem GPS, a solução era abrir um mapa de papel e tentar se localizar. Ou então, pedir orientação para um estranho na rua.
Foto: Portal EdiCase
Stalkear era mais difícil
Procurar o contato de um amigo ou o número de uma pizzaria, atualmente, é simples. É só jogar no Google ou pesquisar a pessoa nas redes sociais. Na era pré-internet, era preciso buscar nas páginas amarelas. Se você não sabe o que é isso, pergunte aos seus pais.
Foto: Canaltech
Trabalho escolar
Falando em pesquisas, fazer trabalhos escolares e acadêmicos também era mais trabalhoso. As pesquisas eram feitas nas bibliotecas, coletando livros, fazendo cópias do conteúdo a punho ou tirando xerox das páginas.
Foto: BBC News Brasil
Streamings
A facilidade de abrir um streaming de música ou de séries no celular e assistir o que você quiser, é um luxo que só foi possível graças à internet!
Foto: ePipoca
Antiguidades
Antes, para ver um filme era preciso ir até uma locadora e alugar uma fita VHS (sem esquecer de rebobinar para a entrega). A música, dependia de fitas, vinis e CD'S.
Foto: Tecnoblog
Siga Byte!
Na editoria Byte, do portal Terra, você confere as principais novidades e curiosidades sobre ciência, tecnologia e inovação. Acompanhe!
Foto: Tecnoblog