Como funciona a tecnologia de impressão 3D?

Do projeto aos materiais, saiba os principais pontos sobre isso

Foto:

De onde surgiu?

Em 1984, Charles Hull patenteou uma tecnologia de impressão chamada estereolitografia. Com o sucesso desta empreitada, ele fundou a 3D Systems Corp.

O que é?

Impressão 3D é o nome dado a uma série de técnicas que reproduzem objetos em três dimensões ou eixos: X, Y e Z por meio da manufatura aditiva.

Como funciona?

Embora cada impressora funcione de maneira ligeiramente diferente, o conceito básico começa com o projeto do objeto que será impresso em um computador.

Quais os tipos de impressoras 3D existem?

De maneira geral, destacam-se os tipos: Estereolitografia, FDM - Modelagem por Fusão e Depósito, SLS - Sinterização Seletiva a Laser e Polyjet.

Quanto custa uma impressora 3D?

No Brasil, embora os preços dependam do material base utilizado, os valores geralmente variam de R$ 1.500 até R$ 80 mil.

Quais os principais materiais utilizados na impressão 3D?

Os plásticos sintéticos são a matéria-prima mais comum, mas papel, metal, borracha, vidro, resinas e materiais cerâmicos são amplamente utilizados.

Quais áreas estão usando a impressão 3D?

A impressão 3D tem destaque em setores como medicina, construção civil, prototipagem, aeroespacial, robótica, automotivo, dentre outros.

Alguns softwares de impressão 3D

Essa tecnologia 3D depende muito de softwares, sendo os principais Tinkercad, UVTools, WebPrinter, Ultimaker Cura e Simplify3D.

Fique ligado!

Fique atento ao Terra Byte! Se você é um amante de aparelhos tecnológicos e 3D, não se esqueça de seguir nossas redes sociais!

Foto: