Como funcionam os cabos submarinos que conectam o Brasil na internet

Usina de Fortaleza causou polêmica; veja o motivo de os cabos serem tão importantes

Foto: freepik

E os satélites?

Nos filmes, sempre aparecem os satélites próximos da atmosfera da Terra para representar a conexão online, e apesar de terem um papel importante, os cabos submarinos são essenciais para a conectividade diária no Brasil e no mundo.

Foto: freepik

Conexões

Todas as facilidades da internet chegam primeiro pelos cabos, e para a conexão de celulares, os dados das antenas de 4G e 5G são alimentadas por eles também.

Foto: Flipar

Velocidade de transmissão

Em geral, os cabos tem maior velocidade e aguentam mais informações e dados, além de serem mais baratos do que os satélites. Com os cabos, é possível permitir que milhões de pessoas consigam transmitir vídeos de alta qualidade ao mesmo tempo.

Foto: Tecmundo

Problemas nos cabos

De acordo com o próprio Google, que possui investimentos em 19 dos 400 cabos, os maiores danos para os cabos são feitos por mãos humanas, com ações como pesca, arrastos com redes e de âncoras. Uma única vez houve ataque de tubarões, mas foi há mais de 15 anos.

Foto: Tecnoblog

Complicações

A grande preocupação da Anatel é que a Praia do Futuro, em Fortaleza, carrega cerca de 90% dos dados do Brasil. Qualquer problema neles significaria um apagão online no país. A construção de uma usina por lá afetaria os cabos por meio de vibrações.

Foto: Flipar

Água potável

O projeto do Governo do Ceará, aprovado pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente, visa transformar a água do mar em potável e aumentar em 12% a oferta no estado.

Foto: Flipar

Siga o Byte

Não perca as atualizações sobre tecnologia!

Foto: Tecnoblog