Como o Japão se previne contra terremotos?
País passou por tremor no primeiro dia do ano
Foto: Mitsukuni Sato, CC BY 2.0 via Wikimedia Commons
Tremor no Japão
Desde o primeiro dia no ano, o Japão foi atingido por 155 tremores, sendo eles um de magnitude 7,6 e outro de mais de 6 na escala Richter.
Foto: REUTERS/Kim Kyung-Hoon
Histórico
Situado em área de atividade de placas tectônicas, o Japão tem um longo histórico com terremotos, o que motiva o país a adotar medidas rigorosas de prevenção.
Foto: Wikimedia Commons
Estruturas preparadas
Como exemplo, existem edifícios de estruturas flexíveis, feitas para suportar abalos de grandes dimensões. Os cuidados começam ainda na fundação da obra: alicerces são feitos com suspensões que absorvem o impacto gerado pelo terremoto.
Foto: Shustov, CC BY-SA 3.0 via Wikimedia Commons
Amortecedores
Edifícios mais novos contam com amortecedores eletrônicos. Os outros, mais simples, usam molas como sistema de amortecimento.
Foto: Shustov, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
Arquitetura avançada
A Toranomon Hills Mori Tower, icônico arranha-céu em Tóquio, utiliza amortecedores a óleo, para absorver a energia dos terremotos e minimizar impactos.
Foto: kanesue, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons
Revestimento
Outra alternativa é revestir as paredes dos prédios com uma estrutura de aço interna. Edificações mais modernas contam ainda com uma espécie de pêndulo em sua parte mais alta, que serve para contrabalancear os movimentos provocados pelos terremotos.
Foto: Someformofhuman, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
Luzes de terremoto?
Antes de ir, confira o mistério envolvendo luzes que aparecem no céu antes de terremotos que a ciência tenta decifrar há anos.
Foto: alyaoum24, CC BY 3.0 via Wikimedia Commons
Curtiu?
Siga o Byte para sempre ficar por dentro dos melhores conteúdos sobre ciência e tecnologia.
Foto: Mark Fletcher Brown/Unsplash