Razões da migração
É o movimento de deslocamento coletivo de uma espécie de um local para outro, em busca da sobrevivência, procriação, fuga da predação, infecção ou parasitas, sempre com viagem de ida e volta.
Foto: Imagem de Veronika Andrews por Pixabay
Movimentação intensa
Algumas aves voam por 11 dias sem parar e outras viajam quase 13 mil quilômetros. Os movimentos ocorrem mais no período da noite, com os ventos mais suaves e a lua e as estrelas guiando.
Foto: Freepik
Bússola interna
Cientistas chamam de Magnetorrecepção a capacidade que ocorre pelo fato de alguns animais terem um tipo de bússola. Assim, sentem a direção e força do campo magnético terrestre, percebendo a direção, altitude e localização.
Foto: James Eades/Unsplash
Relógio biológico
Existe a hipótese de um tipo especial de proteína que permite a certos animais regular o “relógio biológico” para identificar as mudanças de estações.
Foto: Nathan Mullet/Unsplash
Segredo está no olhar
Uma segunda hipótese baseia-se em fotopigmentos em seus olhos, que detectam quimicamente o campo magnético e fornecem um estímulo visual que o animal utiliza como bússola.
Foto: Freepik
O fenômeno nas tartarugas
Pesquisas sugerem que a tartaruga muda de direção pela oscilação de proteínas, que apontariam como uma agulha de bússola, fornecendo um sinal que seria mandado para o sistema nervoso.
Foto: Freepik
Padrão nas baleias
Entre as mais de 80 espécies de baleias, cada uma tem padrão próprio de movimento. Em geral, migram para os pólos mais frios no verão e para as águas mais tropicais do equador no inverno.
Foto: Jorge Vasconez/Unsplash
Genética e imitação
A migração se baseia em parte na herança genética de imigrantes sazonais. Também é notável que indivíduos inexperientes tendem a usar pistas ambientais semelhantes aos experientes, para que possam aprender os caminhos.
Foto: Freepik
Antes de ir
Já que estamos falando do mundo animal, fica a pergunta: será que existe vida em um dos lugares mais salgados do planeta?
Foto: jan simons/Unsplash
Quer saber mais sobre a vida dos animais?
Siga o Byte!
Foto: Oliver Guillard/Unsplash