Cratera misteriosa
Uma cratera que cresce no interior de São Paulo vem sendo registrada por satélites posicionados na órbita da Terra. A história chamou a atenção e gerou o questionamento, como essas imagens são captadas?
Foto: Google Street View
Maps
Já sabemos que muitas das imagens de satélites podem ser acessadas por aplicativos como o Google Maps. Mas, o processo antes disso é complexo e envolve sensoriamento remoto, processamento de imagens e análise de dados.
Foto: Canaltech
Como são geradas?
As imagens de satélite são geradas por sensores imageadores acoplados a satélites artificiais que orbitam a Terra.
Foto: Flipar
Sensoriamento remoto
É o processo de coleta de informações sobre a superfície da Terra a partir de sensores instalados em satélites. Esses sensores captam imagens em diferentes comprimentos de onda, permitindo a identificação de características da superfície, como vegetação, água e solo.
Foto: BBC News Brasil
Precisão
Segundo a empresa GeoInova, os sensores captam informações de temperatura, radiação ultravioleta, infravermelho e até radar da superfície terrestre, permitindo a produção de imagens de alta resolução e precisão.
Foto: BBC News Brasil
Antenas
Para que seja possível acessar essas imagens, elas são enviadas para a Terra por meio da conexão de antenas presentes na superfície.
Softwares auxiliam
Em seguida, as imagens captadas são processadas por softwares especializados para identificar padrões e mudanças em certas áreas. Isso ajuda no monitoramento de desastres climáticos, por exemplo.
Foto: Perfil Brasil
Siga Byte!
Na editoria Byte, do portal Terra, você confere as principais notícias sobre tecnologia, ciência e inovação. Acompanhe!
Foto: Forbes