Conheça a usina que pode afetar toda internet no Brasil

Usina de dessalinização na Praia do Futuro, em Fortaleza, ganhou a aprovação da União para ser construída.

Foto: freepik

A construção

A Usina de dessalinização, recentemente aprovada pela Superintendência do Patrimônio da União (SPU-CE), continua a causar polêmica e é questionada pela Anatel e outras operadoras de internet. A construção da Usina pode cortar os cabos submarinos que são essenciais para a conexão da internet do país.

Foto: freepik

Divergências

A Anatel alega que a SPE - Águas de Fortaleza, que realiza o projeto, não considera diretrizes internacionais necessárias para o cuidado dos cabos, e que é possível seguir com a Usina de outras formas. A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) também afirmou que não vê nenhum risco para os cabos submarinos.

Foto: Divulgação/Governo do Ceará

Aprovações

A construção ainda precisa de aprovação de outros órgãos federais para ser iniciada, e se tudo seguir sem interrupções, as obras estão previstas para começar em março de 2024 e sua conclusão, em 2026.

Foto: Divulgação/Ministério do Planejamento

Água potável

O projeto da usina para converter água do mar em água potável foi anunciado pelo governo do Ceará, com a promessa de aumentar em 12% o abastecimento de água na região metropolitana de Fortaleza.

Foto: freepik

Ponto estratégico

Conforme a Anatel, o rompimento dos cabos de fibra ótica presentes no local cortariam o fluxo de informações internacionais – uma vez que são conectados com a África, Europa e Américas, já que Fortaleza é um ponto geográfico estratégico – além do corte da telecomunicação nacional.

Foto: freepik

Complicações

Ainda, os cabos submarinos estão presentes na Praia do Futuro há décadas, antes do setor de telecomunicações ser privatizado, e sua manutenção é lenta e complexa, informa a Anatel.

Foto: Flipar

Tensão

A agência também informa que os cabos possuem validade, além da possibilidade de troca e expansão dos mesmos por conta do aumento da conectividade, e o projeto pode afetar ainda mais a situação.

Foto: freepik

Siga o Byte

Saiba mais sobre a internet no Brasil e no mundo no site do Byte. Acompanhe.

Foto: Tecmundo