Queijos
Na fabricação de queijos roquefort e o camembert, são adicionados os fungos Penicillium rocheforti e Penicillium camemberti, respectivamente, que são responsáveis por características específicas como o sabor.
Foto: unsplash
Pães
As leveduras chamadas Saccharomyces cerevisiae são usadas na produção do pão e realizam o processo de fermentação, fazendo o pão crescer. Já experimentou deixar o pão guardado por dias para ver o que acontece?
Foto: unsplash
Cerveja
O mesmo fungo utilizado na produção do pão, a Saccharomyces cerevisiae, também é importante no processo de fabricação da cerveja, transformando os cereais em álcool.
Foto: unsplash
Vinho
A Saccharomyces cerevisiae também atua na produção dos vinhos. Para cada mililitro do suco, utiliza-se uma população de cerca de 1 milhão de células destes fungos. As leveduras consomem os açúcares na fruta, transformando-os em álcool.
Foto: unsplash
Iogurte
Durante a fermentação, as bactérias do iogurte crescem produzindo ácido láctico e compostos aromáticos, formando o coágulo. O Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermophilus são os microrganismos dominantes no iogurte.
Foto: unsplash
Vinagre
Na produção do vinagre, a concentração alcoólica do produto é exposta às bactérias do ácido acético, por meio de um processo aeróbio. Isso oxida a solução até que o vinagre chegue na concentração desejada.
Foto: unsplash
Champignon
Usado em estrogonofe e pizzas, o champignon é um cogumelo, isto é, a frutificação de alguns fungos das divisões Basidiomycota e Ascomycota. Esta frutificação é a estrutura de reprodução sexuada destes organismos.
Foto: pexels
Siga Byte
Gostou? Acesse mais curiosidades sobre ciência e tecnologia!
Foto: unsplash