Conheça as criações de Santos Dumont além do avião

De chuveiro quente ao relógio de pulso, invenções do brasileiro podem surpreender!

Foto: BBC News Brasil

Pai da aviação

Alberto Santos Dumont ficou conhecido como o inventor do avião; mas sua genialidade rendeu outras descobertas. Nos 150 anos de seu nascimento, vamos viajar por suas invenções...

Foto: BBC News Brasil

Menor balão do mundo

Embora os balões já existissem, em 1898 Santos Dumont inovou trocando a seda chinesa por um material japonês mais leve. Na época, os balões tinham entre 500 e 2 mil m³, e o de Dumont surgiu com 113 m³. Ele carregava a engenhoca em uma maleta.

Foto: Museu Virtual Santos Dumont

Hangar

Em junho de 1900, Santos Dumont construiu o primeiro hangar do mundo, um galpão de madeira com 30 metros de comprimento, 11 metros de altura e 7 metros de largura em Paris. Para facilitar a abertura do portão, ele colocou rolamentos embaixo da estrutura, outra novidade para a época.

Foto: Domínio público

Chuveiro de água quente

Em sua casa em Petrópolis (RJ), o aviador criou algo inédito no Brasil. O chuveiro era aquecido a álcool e funcionava com um balde perfurado e dividido ao meio, com entrada para água quente e fria e duas correntes de temperatura.

Foto: Museu Virtual Santos Dumont

Relógio de pulso

O aviador sugeriu a um amigo, o joalheiro Louis Cartier, criador da marca de relógios que leva seu sobrenome, um modelo "que pudesse ficar preso no pulso". Assim nasceu um dos primeiros relógios de pulso modernos; versões mais "cruas" da invenção já eram usadas por mulheres da nobreza e militares.

Foto: Museu virtual Santos Dumont

Transformador marciano

Essa invenção foi pensada para auxiliar alpinistas. O equipamento era colocado nas costas, como uma mochila, e, ao se ligar uma hélice motorizada, reduzia o peso do corpo na subida de montanhas.

Foto: Museu Virtual Santos Dumont

Lançador de salva-vidas

Uma criação que não se popularizou muito foi o arpão com boias de borracha. A engenhoca servia como catapulta para salvamento de afogados nas praias.

Foto: Museu Virtual Santos Dumont

Ônibus voador

O negócio dele era os céus. Além do balão e do avião, Santos Dumont criou vários dirigíveis, sendo um deles capaz de transportar 12 pessoas.

Foto: Smithsonian Institution

Siga Byte!

Curiosidades e as últimas notícias em ciência, tecnologia e inovação você acompanha aqui no Byte.

Foto: Jcomp/Freepik