Tecnologias usadas na Primeira Guerra Mundial
A Primeira Guerra Mundial, que ocorreu entre 1914 e 1918, teve diversas inovações militares
Foto: picture alliance/empics
1. Tanque
O famoso tanque de guerra foi desenvolvido pelo Reino Unido, em 1914. A ideia era criar um veículo blindado para acompanhar a infantaria. Em 1916, ele foi usado pela primeira vez na batalha do Somme.
Foto: Ernest Brooks/Imperial War Museums
2. Aviões
A aviação ainda estava bem no início em 1914. Nos quatro anos seguintes, os aviões foram essenciais para observação e batalhas, como a de Verdun, no leste da França, em 1916, em que a parte aérea teve protagonismo.
Foto: Wikicommons
3. Gás mostarda
O gás mostarda foi utilizado pela primeira vez pelo exercíto alemão, em 1915, contra soldados franceses. O gás causa irritação das mucosas, causando ardência, bolhas e queimaduras internas nas vítimas.
Foto: picture alliance/empics
4. Absorventes íntimos
Fora as tecnologias utilizadas na guerra, também saíram inovações por conta dela: um curativo chamado Cellucotton, que era usado em feridos, acabou sendo usado por enfermeiras como absorventes íntimos, e posteriormente comercializado como Kotex.
Foto: Divulgação
5. Zíper
O zíper foi criado pelo americano Whitcomb Judson no final do século XIX. O sueco Gideon Sundback fez melhorias na invenção em 1913 e por conta da praticidade, os militares passaram a utilizá-lo no uniforme.
Foto: Freepik/rawpixel
6. Rádio sem fio
Durante a Primeira Guerra Mundial, o rádio sem fio foi revolucionário. Inventado pelo italiano Guglielmo Marconi, a tecnologia foi usada e aprimorada na guerra. Antes, as tropas dependiam de mensageiros para se comunicarem.
Foto: USA Army Signal Corps/National Archives Still Pictures Division
Siga o Byte!
Aproveite para seguir o Byte e não ficar de fora dos conteúdos sobre avanços tecnológicos.
Foto: Agence Rol/Wikicommons