Empurrãozinho geográfico
O Brasil está localizado no Hemisfério Sul, lugar privilegiado para o avistamento de constelações e objetos celestes. Conheça alguns locais!
Foto: Vecstock
Observatório do Pico do Dias (OPD)
É o maior e principal observatório de pesquisa no país. Fica em entre as cidades de Brazópolis e Piranguçu, em Minas Gerais.
Foto: Wikimedia Commons
Estudos astronômicos
O OPD conta com 4 telescópios, um deles com abertura de 1,6 m, dois com abertura de 0,6m e um com 0,40 m. No fim de 2022, as visitas foram suspensas temporariamente, mas vale ficar ligado no retorno das atividades.
Foto: Divulgação/Brasil.gov
Observatório astronômico da UNB
O Observatório Astronômico Luis Cruls, na Fazenda Água Limpa (DF) é equipado com um telescópio de médio porte. Entre as ações está a observação do sistema solar para rastreio de asteroides perigosos e cometas.
Foto: Divulgação/UNB
Fundação CEU
O Centro de Estudos do Universo, em Brotas (SP), é um dos mais completos centros de ciência da América Latina. Conta com um observatório e um dos telescópios mais modernos para acesso público do Brasil.
Foto: Divulgação/Fundação CEU
Observatório Astronômico da USP
Com visitas monitoradas, palestras e cursos, este observatório, que fica em São Carlos (SP), conta com auditório, salas de instrumentação e quatro telescópios, como o Refrator Grubb 200/3000 e o Refrator Zeiss.
Foto: Divulgação/USP
Observatório do Valongo
Ao longo dos seus 140 anos, o Observatório do Valongo tem sido um local de referência no estudo da Astronomia. O local desenvolve projetos para a inclusão de pessoas com deficiência visual na visitação ao espaço.
Foto: Acervo Observatório do Valongo
Siga Byte
Que tal ficar por dentro das principais notícias de ciência, tecnologia e inovação? Segue a gente!
Foto: Flipar