É possível clonar um ser humano?

Procedimento esbarra em implicações éticas, legais e sociais

Foto: Canaltech

O que é clonagem?

Segundo definição do National Human Genome Research Institute (Nhgri), a clonagem consiste em buscar produzir "cópias geneticamente idênticas de uma entidade biológica".

Foto: Canaltech

Tema de novela

Na ficção, o tema foi abordado na novela "O Clone", da Rede Globo, onde o personagem Lucas, interpretado por Murilo Benício , foi clonado por doutor Albieri (Juca de Oliveira).

Foto: Flipar

Já na vida real...

A clonagem mais conhecida e também polêmica é da ovelha Dolly, que foi clonada a partir de uma célula extraída da glândula mamária de outra ovelha. Ela nasceu em julho de 1996.

Foto: BBC News Brasil

Entenda a diferença

Existem dois tipos de clonagem humana: a terapêutica e a reprodutiva. A primeira envolve a clonagem de células de um adulto para uso em medicina e é uma área ativa de pesquisa. Já a reprodutiva implicaria fazer clones humanos.

Foto: Freepik

Clone em humanos

A clonagem reprodutiva ainda não foi realizada e é ilegal em muitos países. Em 2013, cientistas da Universidade de Ciência e Saúde de Oregon conseguiram pela primeira vez clonar embriões humanos e obter células tronco embrionárias por meio da técnica chamada transferência nuclear.

Foto: Flipar

Clonagem para estudos científicos

A técnica é a mesma que deu origem à ovelha Dolly. O feito, publicado na revista "Cell", visava ajudar no tratamento do Parkinson e da diabetes.

Foto: BBC News Brasil

Opinião de especialistas

Hank Greely, professor de direito e genética da Universidade de Stanford, nos EUA, disse em entrevista à revista Live Science: "Penso que não há uma boa razão para fazer clones [humanos]”.

Foto: Flipar

Riscos

Já a enciclopédia britânica definiu que "como os riscos associados à clonagem reprodutiva em humanos apresentam uma probabilidade muito alta de perda de vidas, o processo é considerado antiético".

Foto: Canaltech

Como os cachorros de Javier Milei foram clonados?

Milei pagou US$ 50 mil (cerca de R$ 250 mil) para clonar o seu cão Conan, que adotou em 2004 e morreu em 2017.

Foto: Reprodução/Redes sociais

Siga Byte!

Na editoria Byte, do portal Terra, você confere as principais notícias sobre tecnologia, ciência e inovação. Acompanhe!

Foto: Divulgação/UFSM