Prevendo
A previsão de raios é feita por meio da análise de dados meteorológicos como temperatura, pressão, umidade e vento.
Modelos computacionais podem prever áreas com maior probabilidade de formação de tempestades e, consequentemente, de relâmpagos.
Foto: Inmet
Mas é preciso?
Infelizmente não é possível prever com precisão o local exato e o tempo em que um raio irá cair. A tecnologia atual não permite essa noção exata, pois a formação de raios é um processo muito complexo e influenciado por diversos fatores.
Foto: Flipar
No entanto....
Existem sistemas de alerta que podem avisar sobre a proximidade de raios.
Esses softwares usam sensores para detectar a atividade elétrica na atmosfera e enviam alertas para as pessoas em áreas de risco.
Foto: Flipar
E como se proteger?
É importante monitorar a atividade elétrica na atmosfera através de boletins meteorológicos e aplicativos de alerta de raios. Essa informação pode ajudar a tomar decisões mais seguras durante tempestades.
Foto: Perfil Brasil
WeatherBug Team
O aplicativo possui alerta de raios, onde mostra a distância do último raio nas proximidades (até 45 km) e nos últimos 30 min. O app está disponível para Android e iOS.
Foto: Divulgação
Fique em segurança!
Evite ficar em áreas abertas, como campos, praias e piscinas. Abrigue-se em locais seguros, como carros, casas ou prédios. Não se aproxime de árvores, postes ou outros objetos altos.
Foto: Poder360
Já que estamos falando de raios....
Você sabe por que chove tanto no verão do Brasil? Vem cá que a gente te conta.
Foto:
Siga o Byte
Continue acompanhando o Byte para saber mais sobre ciência e tecnologia.
Foto: Poder360