Como se comunicam?
Os elefantes emitem sons de baixa frequência pela passagem do ar por "cordas vocais" e não pela contração dos músculos, como ocorre com outros mamíferos.
Foto: Flipar
A ciência investigou
Cientistas analisaram a laringe de um elefante africano. O estudo permitiu que desvendassem o mistério: eles se comunicam usando uma estrutura semelhante às cordas vocais.
Foto: Flipar
Infrassom
E emitem um som de frequência extremamente baixa, chamado infrassom, abaixo do que os humanos podem ouvir. A descoberta foi publicada na revista Science.
Foto: Flipar
Cordas vocais elásticas
O estudo, de Christian Herbst, da Universidade de Viena, mostra que os elefantes contam com um mecanismo de aerodinâmica mioelástica – quando une a elasticidade das cordas vocais e a passagem do ar por elas para emitir o som.
Foto: Flipar
Vibração
A pesquisa também encontrou um padrão não linear no modo como as "cordas vocais" dos elefantes vibram, assim como nos seres humanos. Algo similar ao choro agudo dos bebês.
Foto: Flipar
Outras utilidades
O animal não só utiliza o infrassom para se comunicar com outros elefantes. O mecanismo serve também para perceber variações na superfície do solo, podendo prever terremotos, tsunamis e erupções vulcânicas.
Foto: Flipar
Antes de ir...
Por que um elefante perde o equilíbrio quando está com uma venda nos olhos?
Foto: Reprodução/Biology Letters
Siga Byte!
No portal de ciência do Terra, você confere as principais notícias e curiosidades sobre a natureza.
Foto: Flipar