Em quais planetas em que os seres humanos poderiam viver?

Veja o que seria necessário para se manter vida em outros planetas

Foto: Canaltech

Exoplanetas

A Nasa anunciou a descoberta de dois exoplanetas em 24 de janeiro de 2023. Mas não foi apenas um achado qualquer.

Foto: Canaltech

GJ 1002 B e C

Ambos a 16 anos-luz de distância da Terra, os planetas GJ 1002 B e C têm uma massa parecida com a da Terra. Eles orbitam uma estrela anã vermelha dentro de sua "zona habitável".

Foto: Canaltech

Anã vermelha

Uma anã vermelha brilha com menos frequência do que o Sol. Por isso, a “zona habitável” deve ser mais próxima do que a distância da Terra e o centro do sistema solar.

Foto: NASA/JPL-Caltech/R. Hurt (Caltech-IPAC)/Divulgação

Órbita

Com a zona menor, o GJ 1002 B, mais próximo da anã vermelha, completa uma órbita em apenas 10 dias, enquanto o planeta C leva 20 dias.

Foto: NASA/JPL-Caltech

Propícios para a vida

Segundo a Nasa, os planetas poderiam ser considerados propícios para vida pois se encaixam no conceito definido pela agência especial: mundos pequenos, dentro da zona habitável, com menos de 1,5x o tamanho da Terra ou menos de 5x sua massa.

Foto: Canaltech

Mas o que é uma "zona habitável"?

É aquele ponto específico de uma região no sistema solar em que poderia existir água líquida na superfície, num planeta que orbita uma estrela. Isso pode apontar um lugar que não é nem tão quente, nem tão frio.

Foto: Pixabay

Atmosfera

Além de energia solar, água e nutrientes, um planeta habitável também precisa de uma atmosfera que filtre raios UV e outros que podem ser prejudiciais.

Foto: Canaltech

Siga o Byte!

Confira mais notícias de ciências e tecnologia no Byte

Foto: Flipar