Pequeno
Eris tem um diâmetro de cerca de 2.326 quilômetros. Isso é ligeiramente maior que o de Plutão, 2.300 quilômetros, sendo o segundo maior objeto do Cinturão de Kuiper.
Foto: Nasa
Superfície
A superfície de Eris é muito lisa, sugerindo que é uniformemente coberta por uma fina camada de gelo. O calor liberado do núcleo está movimentando o gelo de forma lenta, deixando a superfície nivelada, sem qualquer sinal de irregularidades.
Foto: nasa
De onde vem o "queijo"?
O cientista Francis Nimmo, da Universidade da Califórnia em Santa Cruz, explicou que o mesmo calor que sai do núcleo e molda a superfície também muda a natureza rochosa para algo mais flexível, "como um queijo macio". O estudo descrevendo as descobertas foi publicado na revista científica Science Advances.
Foto: space
Órbita
Eris tem uma órbita muito excêntrica, o que significa que se aproxima muito do Sol e depois se afasta muito. Leva 557 anos terrestres para dar uma volta ao redor do Sol.
Foto: Nasa
Excêntrico
Em seu ponto mais próximo da nossa estrela, o anão está a cerca de 37,9 unidades astronômicas (UA). No seu ponto mais distante do Sol, Eris fica a cerca de 97,4 UA. Cada unidade astronômica tem 149.597.870 km.
Foto: nasa
Lua
Eris tem uma lua, Disnomia, com um diâmetro de cerca de 380 quilômetros. Disnomia é cerca de um quarto do tamanho de Eris.
Foto: Nasa
Veja também...
Você sabe quais os planetas mais próximos do Sol? Veja nesse conteúdo do Byte.
Foto: Canaltech
Acompanhe Byte
Se você gosta de curiosidades sobre astronomia, siga o Byte e não perca nenhum conteúdo.
Foto: Tecmundo