Veja 5 funções do Flipper Zero, aparelho proibido pela Anatel
Agência barrou produto por receio de uso em crimes
Foto: Divulgação/Flipper Zero
Como funciona
O aparelho, que lembra um MP3, executa pentests – ou testes de penetração – que ajudam a descobrir falhas em redes eletrônicas.
Foto: reprodução
Barrado
A Anatel informou à imprensa que o aparelho emissor de radiofrequência pode ser usado para “fins ilícitos, ou facilitar um crime ou contravenção”. Por essa razão, não poderá ser comercializado oficialmente em território brasileiro.
Foto: Tecnoblog
1. Clona tags eletrônicas
A Anatel barrou o comércio do Flipper Zero no Brasil por achar que ele pode violar a privacidade das pessoas. Uma das funções é clonar tags eletrônicas. Ou seja, copia um chaveiro de proximidade ou um crachá de empresa.
Foto: Divulgação/Flipper Zero
2. Ameaça NFC
O pequeno aparato também pode interferir em sinais NFC (comunicação sem fio), usado em pagamentos por aproximação.
Foto: Divulgação/Flipper Zero
3. Bluetooth
O Flipper Zero possui um módulo Bluetooth integrado. Ele permite conectar o versátil aparelho a produtos de terceiros e a um smartphone simultaneamente.
Foto: Divulgação/Flipper Zero
4. Infravermelho
Seu transmissor infravermelho pode transmitir sinais para controlar eletrônicos, como TVs, condicionadores de ar e sistemas estéreo.
Foto: Divulgação/Flipper Zero
5. Armazena mais de uma informação por vez
O Flipper Zero armazena diversos códigos de acesso e chaves de segurança ao mesmo tempo, de maneira imediata. Ele tem até espaço para um cartão MicroSD.
Foto: Divulgação/Flipper Zero
Antes de ir...
O U-Scan é um produto de 90 milímetros capaz de monitorar diariamente a saúde do usuário pelo xixi. Essa foi um dos aparelhos bizarros apresentados na CES deste ano.
Foto: Divulgação
Siga o Byte
Gostou? Que tal ficar por dentro dos melhores conteúdos sobre ciência, tecnologia e inovação? Segue a gente!
Foto: Flipper Zero