Temporada de cruzeiros
Até maio de 2024, o Brasil estará em plena temporada de cruzeiros navegando pela costa brasileira. São milhões de passageiros de todo o país — e de fora — que embarcam em navios diversos.
Foto: Divulgação/Royal Caribbean International
Restrições
Os navios de cruzeiros têm regras rígidas quanto aos itens que podem ou não embarcar, e geralmente eles estão vedados por questões de segurança. Confira a seguir:
Foto: Flipar
Samsung Galaxy Note 7
Assim como em voos, este celular também é proibido de embarcar em navios. O modelo passou por recall em 2016, após a descoberta de um defeito de fabricação nas baterias, que fez com que algumas unidades gerassem calor excessivo e explodissem.
Foto: Reuters
Skate elétrico
Skates e bikes elétricas são movidos a baterias de íons de lítio. Um relatório feito na Austrália, em 2023, diz que as falhas nestas baterias podem ser “particularmente catastróficas” devido ao líquido inflamável e volátil que contêm.
Foto: Flipar
Drone
Além de representarem um perigo para a segurança da navegação, são considerados invasores de privacidade por outros hóspedes que não querem ser filmados em suas varandas ou na piscina
Foto: Flipar
Ferro, chapinha e babyliss
Ferros de passar roupa, chapinha, e secador de cabelo costumam ser vetados para evitar riscos de incêndio. Alguns navios oferecem secador nas cabines e serviço para passar roupa.
Foto: PurePeople
Narguilés
As regras sobre fumar dentro do navio vão depender de cada companhia. A MSC, por exemplo, proíbe a entrada de narguilés, mas não especifica o motivo. Vale a pena consultar as normas no seu cruzeiro antes de você embarcar.
Foto: Canaltech
Vistoria
"Se qualquer um desses itens for encontrado na bagagem ao passar pelo raio-x durante o processo de embarque, o hóspede será chamado para efetuar o descarte. Caso o hóspede se recuse a descartar o objeto em questão, o seu embarque será negado", cita a MSC em um comunicado para passageiros.
Foto: fdr
Siga Byte!
Na editoria Byte, do portal Terra, você confere as principais notícias sobre tecnologia, ciência e inovação. Acompanhe!
Foto: Flipar