Por que o hidrogênio é tão importante para o Brasil e o mundo?

Marina Silva já disse que elemento pode trazer "segurança energética", e Brasil teria papel nisso

Foto: Poder360

Crise energética

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, defendeu recentemente que "exportar hidrogênio verde significa ajudar a segurança energética em bases sustentáveis para o planeta".

Foto: Poder360

O que é?

O hidrogênio é um gás leve que pode ser queimado sem emitir dióxido de carbono, composto químico gasoso que provoca graves desequilíbrios no efeito estufa do planeta.

Foto: Flipar

Utilidades

Atualmente, o hidrogênio é mais utilizado para insumo na indústria química e no processo de refino do petróleo. Mas, é aposta para uma indústria mais sustentável e como ampliação de fronteiras do Brasil para o mundo.

Foto: Ansa

Aposta no Brasil

Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o hidrogênio sustentável é uma das mais promissoras soluções para o futuro da energia e representa uma grande oportunidade para a indústria brasileira se descarbonizar.

Foto: Notícias de Mogi

Hidrogênio verde e azul

O verde é produzido a partir de fontes renováveis, como energia solar e eólica, sem emissão de gases de efeito estufa. O azul é obtido a partir do gás natural e com emissões reduzidas por meio da captura e armazenamento de carbono.

Foto: Reprodução/CNI

Produção mais limpa

O hidrogênio verde é uma alternativa especialmente relevante para o Brasil, onde 95% do hidrogênio utilizado são produzidos a partir de fontes fósseis (gás natural, por exemplo).

Foto: Reprodução/CNI

O que pode ser feito para deslanchar no Brasil?

A CNI identifica algumas iniciativas necessárias para destravar essa agenda: leis e normas que proporcionem segurança aos investimentos são algumas delas.

Foto: Unsplash

Pesquisas e mais pesquisas

Além disso, é preciso incentivo e financiamento de pesquisas nessa área, boas práticas internacionais e estudos que mostrem o potencial do segmento.

Foto: Forbes

Importância para o mundo

O hidrogênio verde se tornou um elemento de interesse comum. Foi incluído no Plano Nacional de Energia 2050 como a grande chave para a reestruturação do setor elétrico.

Foto: Freepik

Mais verbas

Os investimentos nessa fonte de energia estão aumentando e tendem a crescer ainda mais nos próximos anos, mexendo com a estrutura geopolítica mundial.

Foto: Flipar

Exportação

Nossa localização geográfica e matriz energética predominantemente renovável, tornam a produção de hidrogênio atraente ao mercado, o que pode atrair investidores que acreditam no potencial do país nessa área.

Foto: Poder360

Siga Byte!

Ciência, tecnologia, inovação, natureza... confira isso e muito mais no portal Byte, do Terra.

Foto: Poder360