Inflam, fazem som estranho e mais: confira curiosidades sobre sapos

Fofos ou assustadores? Esses controladores naturais de pragas são importantes para a natureza

Foto: Freepik

Origem

Apesar de serem originárias das regiões tropicais da América do Sul, as espécies anfíbias da família Bufonidae se espalharam para todos os cantos da Terra em cerca 10 milhões de anos.

Foto: BBC News Brasil

Habilidade de depositar ovos

Eram muito seletivos sobre o local onde iam depositar seus ovos. Mas quando algumas espécies desenvolveram a capacidade de pôr ovos em qualquer poça de água ou similar, facilitou seu espalhamento por todos os continentes.

Foto: BBC News Brasil

Capacidade de viver também em terra

No início, os sapos ficaram confinados aos trópicos devido à necessidade constante de água e umidade, mas quando algumas espécies desenvolveram habilidade de viver em ambientes mais secos, se expandiram para outras regiões.

Foto: BBC News Brasil

Controle de pragas

Você sabia que um sapo pode comer até 100 insetos por dia? Então, se tiver um sapo no jardim da sua casa, agradeça por ele estar ali.

Foto: Flipar

Modo de defesa

Os sapos têm duas glândulas de veneno na pele, uma atrás de cada olho. Mas, não se preocupe, elas só são ativadas quando apertadas.

Foto: Mega Curioso

Som característico

Os sapos inflam e esvaziam a boca formando um papo. No vaivém entre o papo e os pulmões, o ar faz as cordas vocais vibrarem. Este som é o coaxar dos sapos, é o chamado dos machos na época do acasalamento.

Foto: Flipar

Inflam

Aliás, esses animais têm a capacidade de inchar tanto que, quando são capturados por outro animal, eles podem usar esse recurso para matar seu predador por asfixia.

Foto: Flipar

Centenas de espécies

As cerca de 500 espécies de sapos conhecidas são extremamente diversificadas tanto nas características, no tipo de habitat e no alcance.

Foto: Flipar

Olhos fechados para comer

São capazes de capturar alimentos com a língua e não conseguem ficar com os olhos abertos quando vão engolir. Isso porque o processo acaba forçando suas pálpebras para baixo. Fofo, né?

Foto: Freepik

Sangue frio

Estes animais têm sangue frio. Ou seja, a temperatura de seu corpo é controlada pela temperatura ambiente – seja da água ou do ar.

Foto: BBC News Brasil

Siga Byte!

Na editoria Byte, do portal Terra, você acompanha as principais notícias e novidades sobre ciência, tecnologia e inovação.

Foto: Flipar