A missão 👊
O Beluga, da empresa Airbus, transporta apenas cargas especiais, grandes e pesadas demais para serem levadas por outros aviões.
Foto: AIRBUS
O motivo da visita
Ele entregou, em Fortaleza, um helicóptero de luxo ACH160, também da Airbus. Um pacote que custou 14 milhões de dólares! 🤑
Foto: AIRBUS
Parece mesmo 🐋
Um dos motivos para ser tão popular é seu design, inspirado em uma beluga (baleia-branca). Às vezes é até decorado com olhinhos.
Foto: AIRBUS e Cmeder
Gigante dos céus
Visto de frente, o Beluga ST tem mais de 17 m de altura e quase 45 m de envergadura, ou seja, a distância da ponta de uma asa à outra.
Foto: AIRBUS
Ele abre a “boca”
Parecendo ainda mais uma baleia, o avião levanta seu compartimento para receber a carga como se abrisse uma enorme boca. 👄
Foto: AIRBUS
Na barriga da baleia
Ele pesa 86 toneladas e pode viajar com mais 47. A equipe tem apenas o piloto, copiloto e engenheiro de voo.
Foto: AIRBUS
Tempo em atividade
A produção do Beluga ST começou em 1991 e seu primeiro voo foi em 1994, há quase 30 anos. Um jovem adulto! 💁♂️
Foto: AIRBUS
Frota!
Mais unidades foram produzidas, chegando a cinco em 2000. Uma nova versão, BelugaXL, foi lançada em 2020, mas sem aposentar a antiga.
Foto: P. Pigeyre/AIRBUS
Popularidade 🎇
Em vários países, as “baleias voadoras” são recebidas pelo público. Seu tamanho e design atraem muitos curiosos e fãs de aviação.
Foto: FCO FONTENELE
Quanto custou?
Cada Beluga ST precisou de cerca de US$ 285 milhões para ser montado. A frota inteira custou mais de 1 bilhão de dólares! 🛫
Foto: H. Goussé/AIRBUS
Passagem rápida
O Beluga continuou viagem só até Campinas para entregar o helicóptero ACH160 e partir. Curtiu as curiosidades? Acompanhe o site para mais histórias!
Foto: Neuwieser/Flickr