Invenções antigas que "previram" o futuro

Há séculos, alguns dos principais inventores do mundo criaram modelos similares a grandes tecnologias da atualidade

Foto: Reprodução

Robô

Leonardo Da Vinci (1452-1519) foi o "rei" das invenções inovadoras que "previram" o futuro. Por exemplo, o robô. Isso porque ele criou leão e um cavaleiro medieval que funcionavam como brinquedos de corda.

Foto: Reprodução

O "helicóptero" de Da Vinci

Há mais de 500 anos, Leonardo Da Vinci imaginou criar um objeto que “perfurasse o ar” para levantar voo. Tendo assim, a primeira ideia do que no futuro se tornaria um helicóptero.

Foto: Reprodução

Paraquedas

O gênio das invenções também criou um paraquedas, isso no ano de 1490, aproximadamente. Mas, diferente do que se vê nos modelos atuais, Da Vinci não previu no seu projeto um pequeno furo no topo – hoje, considerado essencial para a estabilidade na descida.

Foto: Reprodução

Carro elétrico

Em 1891, William Morrison construiu o que hoje reconheceríamos como um carro elétrico. Ele transportava seis passageiros a uma velocidade máxima de 22 quilômetros por hora.

Foto: Wikimedia Commons

Computador

Charles Babbage (1791-1871) foi um engenheiro mecânico, filósofo e matemático. No século XIX, ele desenvolveu uma calculadora mecânica para calcular funções polinomiais. Chamada de Máquina Analítica, o equipamento não chegou a ser construído na época porque Babbage não conseguiu viabilizar o projeto.

Foto: Wikimedia Commons

Máquina de venda automática

A referência mais antiga a essa máquina está na obra de Herói de Alexandria, um engenheiro do Egito romano do século I. Sua máquina aceitava uma moeda e depois distribuía vinho ou água benta. Quando a moeda era depositada, ela caía sobre uma panela presa a uma alavanca.

Foto: Instagram @janine_zat

Siga Byte!

Na editoria Byte, do portal Terra, você confere as principais notícias sobre tecnologia, ciência e inovação. Acompanhe!

Foto: Michelle Bixby/Penn State