Alerta!
O Ministério da Saúde divulgou, nesta terça-feira (9), algumas recomendações e cuidados a se ter para evitar picadas de aranhas. Destacando as espécies mais perigosas.
Foto: Reprodução/Instagram/Ministério da Saúde
Viúva-negra
Segundo o ministério da saúde, a viúva-negra (Latradectus) é uma das mais perigosas no Brasil. Seu nome se dá pelo fato de a fêmea matar o macho após a cópula.
Foto: Wikimedia Commons
Sintomas da picada
Cerca de 75% das picadas em adultos injetam pouco veneno e causam apenas dor e desconforto local. Porém, em casos mais graves, pode causar taquicardia, hipertensão, náuseas e impotência sexual.
Foto: Estudo prático
Aranha-armadeira
Esta espécie também foi citada pelo governo como perigosa. A armadeira (Phoneuria) pode ser encontrado no Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina.
Foto: Porto Alegre 24 horas
Sintomas da picada
Com patas grandes, de até 15 centímetros, a picada da aranha-armadeira pode causar dores intensas e impotência sexual definitiva.
Foto: Flipar
Aranha-marrom
Com apenas 4 centímetros, a aranha-marrom (Loxosceles) pode ficar escondida em árvores e folhas secas. Sua picada provoca necrose. A vítima também pode sentir febre, inchaço e problemas nos rins.
Foto: Flipar
O que fazer se for picado?
Deve-se lavar o local da picada, usar compressas mornas para aliviar a dor e buscar atendimento médico com urgência pelo 192 ( Samu), orienta o governo.
Foto: Porto Alegre 24 horas
SUS tem tratamento gratuito
"O veneno dessas aranhas são menos potentes do que o do escorpião, mas a depender do volume, o quadro de saúde de quem for picado pode evoluir e até mesmo causar óbitos se não procurar ajuda médica", disse o MS.
Foto: Miles Boyer/Shutterstock
Antes de ir
Conheça as espécies de cobras mais venenosas do Brasil:
Foto: Pixabay
Siga Byte!
Na editoria Byte, do portal Terra, você confere as principais notícias sobre tecnologia, ciência e inovação. Acompanhe!
Foto: Flipar