O que é o leilão da Receita Federal?
O leilão da Receita Federal representa a venda de mercadorias paradas, apreendidas ou abandonadas. Ele é aberto ao público, mas com requisitos.
Foto: Depositphotos
Como funciona?
A RF elabora lotes de produtos e informa a venda pelo site e-CAC. Durante um período estabelecido, é possível dar lances. O mais alto levará o produto.
Foto: Receita Federal
Como posso participar?
Os leilões são públicos e não há pré-requisitos para se cadastrar. Porém, a participação difere para pessoas físicas ou jurídicas.
Foto: Depositphotos
E a pessoa física (PF)?
Para pessoas físicas, a participação é somente para alguns lotes, com poucas unidades e que não sejam destinados ao comércio e importação.
Foto: Depositphotos
E a pessoa jurídica (PJ)?
Para pessoas jurídicas, a oferta é diferente. Em alguns casos, as unidades ultrapassam 20 itens; em outros, são produtos exclusivos para exportação.
Foto: Receita Federal
E como fazer ofertas?
Primeiro, você precisará de um certificado digital, emitido pela RF. Com ele, dá pra se cadastrar no portal e-CAC, o site dos leilões.
Foto: Canvas
Quem dá mais?
Com o cadastro pronto, basta checar lotes em aberto, dar lances e acompanhar se você conseguiu ou não, tudo pelo site.
Foto: Depositphotos
O lance final
No último dia do prazo do leilão, o ganhador será aquele que fez o lance mais alto. A retirada do produto é feita presencialmente.
Foto: Depositphotos
iPhones, video-games e mais
Parte de lotes chamativos, os iPhones costumam aparecer por preços baixos, como o iPhone 11 Pro Max, que já apareceu pelo valor de R$ 1.800.
Foto: Receita Federal
Vale a pena?
Para quem quer ver os lotes e conhecer as ofertas, o leilão é aberto e o pagamento é processado somente em caso de vitória no lance. Assim, vale a pena conhecer.
Foto: Receita Federal
Veja mais no Terra Byte
Gostou desse story? Veja mais com a gente no Terra Byte!
Foto: Depositphotos