Protocolo oficial
Em 1989, a Nasa criou este documento, quando mantinha um programa de detecção de extraterrestres – que foi extinto.
Foto: Flipar
Inteligência alienígena
Mas, o documento foi aprimorado e atualizado em 2010 pela International Academy of Astronautics (IAA) – organização reconhecida pelas Nações Unidas – em seu comitê de busca por inteligência alienígena (SETI, na sigla em inglês).
Foto: Flipar
Qual a principal recomendação?
O protocolo diz que uma vez confirmada a descoberta, ela não seja um segredo: deve ser amplamente divulgada ao público.
Foto: Portal EdiCase
ONU e comunidade científica
A recomendação é de que a descoberta deve detalhada para o secretário-geral da ONU. Além disso, todo o processo que levou à confirmação, seus resultados e conclusões devem ser repassados à comunidade científica em publicações e conferências.
Foto: CartaCapital
E se ETs tentarem se comunicar?
Neste caso, o protocolo da Nasa recomenda que a Terra não deve responder tão cedo. Não antes de um extenso debate internacional, que inclua a Organização das Nações Unidas, avaliando os riscos.
Foto: Flipar
Como evitar o caos na humanidade?
Desde 2018, o SETI tem discutido, em encontros pelo mundo, sobre a melhor forma de comunicar a descoberta ao público, devido ao impacto que a informação pode ter em grande escala. Mas calma! Isso é: caso ocorra alguma descoberta de extraterrestres.
Foto: Flipar
Antes de ir: já ouviu falar das luzes misteriosas?
Veja três vezes que estranho "fenômeno" aconteceu em setembro de 2023.
Foto: Freepik
Siga Byte!
Ciência, tecnologia e inovação você encontra aqui no Byte, que traz também as respostas para os principais "mistérios" da humanidade. Acompanhe!
Foto: Nasa