Relato
O meteorologista e professor da Universidade da Flórida, Harrison Hove, relatou em seu perfil de uma rede social que pôde ouvir um estampido antes da queda, que aconteceu 43 minutos após a decolagem.
Foto: Freepik
Experiência
O voo da American Airlines ia de Charlotte, na Carolina do Norte, para Gainesville, Flórida. Na quinta-feira (10), o avião caiu 5.670 metros de altitude em seis minutos, causando pânico e liberando máscaras de oxigênio.
Foto: Flipar
Mas o que acontece?
Quando um avião de passageiros começa a cair, várias ações e eventos ocorrem em sequência. É importante ressaltar que as respostas a seguir são uma descrição geral e podem variar dependendo da situação específica e das ações da tripulação.
Foto: Flipar
Alerta e reconhecimento
Durante a queda de um avião, a tripulação pode detectar uma mudança brusca de altitude, velocidade ou atitude do veículo, muitas vezes acompanhada de sinais sonoros e visuais de alerta.
Os passageiros podem sentir uma sensação de queda ou turbulência anormal.
Foto: Poder360
Comunicação
Segundo a agência de aviação civil dos Estados Unidos, a tripulação entra em contato com a torre de controle para relatar a situação e solicitar assistência, comunicando o problema e sua localização. Além disso, são relevantes informações como clima e nível de combustível.
Foto: Freepik
Ações
A tripulação segue os procedimentos de emergência, incluindo a tentativa de estabilizar a aeronave.
Eles podem tentar recuperar o controle ajustando o domínio de voo e sistemas auxiliares.
Foto: Freepik
Equipamentos de emergência
A tripulação pode utilizar equipamentos de oxigênio em caso de despressurização da cabine, garantindo a oxigenação adequada.
Foto: freepik
Falando com os passageiros
A tripulação informa os passageiros sobre a situação e fornece instruções de segurança, incluindo o uso correto dos equipamentos de segurança e as posições de emergência.
Foto: freepik
Evacuação
Se a aeronave não puder ser estabilizada, a tripulação pode preparar os passageiros para uma evacuação de emergência, incluindo instruções sobre uso de coletes salva-vidas, portas de emergência e saídas de evacuação.
Foto: Sukhoi Superjet 100 / reprodução
Pouso de emergência
Dependendo da situação, a tripulação pode tentar realizar um pouso de emergência, como em 2009, no voo 1549 da US Airways, com 155 passageiros a bordo, em que o piloto pousou nas águas do rio Hudson, em NY.
Foto: Brendan McDermid/Reuters/ voo US 1549
Investigação
Após o incidente, as autoridades de aviação civil conduzem uma investigação detalhada para determinar a causa da queda e identificar quaisquer falhas ou erros.
Foto: freepik
Siga o Byte
Gosta de curiosidades sobre aviação? Então siga o Byte e não perca nenhum conteúdo.
Foto: Meu Valor Digital