O que é a matéria escura?

Entenda como ela é parte do Universo, mesmo sendo desconhecida

Foto: freepik

A matéria não-escura

A matéria possível de ser observada é chamada de matéria bariônica, por ser constituída de bárions, as partículas do núcleo do átomo, os prótons e os nêutrons.

Foto: freepik

Uma explicação

A matéria escura é a quantidade de matéria de natureza desconhecida. Ela não emite luz, não interage com outras partículas, mas afeta gravitacionalmente a dinâmica das galáxias e do Universo.

Foto: freepik

Por que escura?

É o nome atribuído a tudo o que não se pode ver. E é a maior parte, pois as galáxias, planetas, plantas, elementos e seres humanos representam apenas 5% de toda a matéria no Universo.

Foto: freepik

Universo desconhecido

Cerca de 95% da matéria que constitui o Universo é desconhecida e não pode ser observada de forma direta. Do total, quase um terço é apelidado de matéria escura, que não interage eletromagneticamente.

Foto: pixabay

Do que é feita a matéria escura?

Não existe consenso entre cientistas, mas tudo indica que a matéria escura é constituída por objetos compactos dotados de massas enormes e praticamente indetectáveis: os neutrinos inertes.

Foto: freepik

O que são neutrinos?

Os neutrinos são partículas subatômicas, sem carga elétrica, extremamente leves e abundantes do Universo. Há quase 1 bilhão de neutrinos para cada elétron ou próton.

Foto: pixabay

Ao que neutrinos inertes reagem?

Os neutrinos inertes são um tipo de partícula que interage apenas por meio da gravidade e de modo muito fraco.

Foto: freepik

Estrelas anãs marrons e buracos negros primordiais

Esses dois tipos de corpos celestes têm dimensões planetárias e são dotados de massas enormes e com detecção quase impossível. A cosmologia busca explicar a relação deles com a matéria escura.

Foto: pixabay

Diferença para a energia escura

A matéria escura possui gravidade; assim, exerce atração sobre a matéria. Já a energia escura provoca repulsão, ou seja, afasta os corpos espaciais; e representa quase 70% do Universo.

Foto: pixabay

Nada é realmente vazio

Albert Einstein foi o primeiro a defender que o espaço vazio estaria preenchido por matérias.

Foto: pixabay

Siga o Byte

Quer saber mais sobre outros campos da ciência? Vem com a gente!

Foto: freepik